- Gabriel Bortoleto assumiu a culpa pelo erro na volta rápida na classificação para o GP da China, dizendo que foi “completamente dele”.
- O brasileiro errou na tentativa final de volta rápida da segunda fase (Q2) e acabou com o 16º tempo, último classificado.
- No Q1, Bortoleto teve bom desempenho, chegou a cravar o quinto tempo e terminou a sessão em sétimo, avançando ao Q2 sem dificuldades.
- O incidente ocorreu quando o piloto da Audi perdeu a traseira na curva final da volta decisiva e saiu da pista em alta velocidade.
Gabriel Bortoleto, piloto da Audi, assumiu a responsabilidade pelo erro na volta de classificação que o manteve fora do Q3 no GP da China, em Xangai. O brasileiro vai largar em 16º na corrida.
A volta decisiva aconteceu no final da segunda parte do qualifying, o Q2. Bortoleto tentou tirar o máximo do carro, mas acabou perdendo a traseira e saiu da pista em alta velocidade, ficando com o último tempo entre os classificados.
No Q1, o jovem teve atuação melhor, marcando o quinto tempo inicial e subindo para a sétima posição ao final da fase, antes de enfrentar a frustração do golpe final no Q2.
De acordo com Bortoleto, ele reconhece que a volta poderia não ter sido suficiente para avançar, mas tentou forçar o ritmo ao máximo, sabendo que era a última tentativa. A falha ocorreu em uma curva sensível da volta.
O incidente ocorreu no Circuito Internacional de Xangai, onde o GP da China de F1 2026 está sendo disputado. A equipe Audi ainda busca confirmar a posição final da prova e os desdobramentos para o restante do fim de semana.
Entre na conversa da comunidade