01 de jul 2025
Comitê de Acompanhamento do Agora Tem Especialistas dá início às suas atividades
Comitê de Acompanhamento do Programa Agora Tem Especialistas se reúne para discutir melhorias e novas iniciativas no SUS, como o Super Centro de Diagnóstico do Câncer.

Foto: João Risi/MS
Ouvir a notícia:
Comitê de Acompanhamento do Agora Tem Especialistas dá início às suas atividades
Ouvir a notícia
Comitê de Acompanhamento do Agora Tem Especialistas dá início às suas atividades - Comitê de Acompanhamento do Agora Tem Especialistas dá início às suas atividades
Governança compartilhada e diálogo entre esferas de governo são os pilares do novo Comitê de Acompanhamento do Programa Agora Tem Especialistas, que visa ampliar o acesso a médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira reunião do comitê ocorreu nesta terça-feira (2), no Ministério da Saúde, em Brasília (DF). O objetivo é reduzir o tempo de espera da população por procedimentos especializados.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o comitê busca aprimorar o programa, que já apresenta resultados após um mês de lançamento. O secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, apresentou um panorama das iniciativas em andamento, como a ampliação dos turnos de atendimento e o lançamento do Super Centro para Diagnóstico do Câncer, que visa agilizar o rastreio e diagnóstico oncológico.
Iniciativas em Destaque
Entre as ações discutidas, está o edital Mais Médicos Especialistas, que tem como meta aumentar a formação e a oferta de médicos especialistas. Além disso, um novo modelo de parceria com hospitais privados e filantrópicos foi introduzido, permitindo que esses estabelecimentos ofereçam serviços ao SUS em troca de compensação financeira.
Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), enfatizou a importância do comitê para o sucesso do programa. Ele afirmou que esta é a política pública mais complexa já enfrentada pelo Ministério da Saúde, ressaltando o compromisso do governo com a saúde da população.
Composição do Comitê
O comitê é composto por representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Ebserh, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre outros. Essa diversidade de participantes reforça a importância do diálogo institucional para a implementação eficaz do programa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.