Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Silveira defende debate sobre uso nuclear e sugere rever a Constituição

Ministro defende ampliar debate sobre uso nuclear na defesa e discutir mudanças na Constituição para fortalecer a soberania brasileira

Em meio a conflito no Oriente Médio, ministro de Lula, Alexandre Silveira volta a defender uso militar da energia nuclear. (Foto: Kayo Magalhaes/Câmara dos Deputados)
0:00
Carregando...
0:00
  • O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a defender ampliar o debate sobre o uso da energia nuclear para defesa no Brasil.
  • Ele sugeriu a possibilidade de mudanças na Constituição Federal de 1988 para permitir essa discussão.
  • Em audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara, afirmou que a Constituição, hoje, limita a tecnologia ao uso pacífico, mas que é preciso revisitar o tema diante do cenário internacional.
  • Silveira afirmou que o Brasil deve avançar no aproveitamento energético da nuclear e discutir seu papel na defesa nacional em parceria com as Forças Armadas.
  • A declaração ocorre em meio a tensões no Oriente Médio envolvendo o Irã, e remete a posicionamentos anteriores do ministro, que, em 2025, já havia defendido o debate, ainda que não defendesse armas nucleares.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a defender ampliar o debate sobre o uso da energia nuclear para defesa do Brasil e sugeriu a possibilidade de mudanças na Constituição Federal de 1988 para viabilizar essa discussão. O tema foi apresentado durante audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (11).

Silveira afirmou que o país deveria avançar no aproveitamento energético da tecnologia nuclear e discutir seu papel na estratégia de defesa nacional. Segundo ele, o Brasil não pode ficar sujeito a riscos à soberania diante do peso estratégico da energia nuclear no cenário global.

O ministro relembrou que a Constituição restringe a atividade nuclear ao uso pacífico, princípio que orienta compromissos internacionais de não proliferação. Ainda assim, disse entender a necessidade de rediscussão democrática com as Forças Armadas para fortalecer a defesa do país.

A fala de Silveira ocorre em meio a tensões internacionais, incluindo o papel do Irã em uma região marcada por disputas sobre programas nucleares. A posição do ministro já havia sido apresentada anteriormente, gerando debate sobre soberania e segurança nacional.

Em 2025, Silveira já havia defendido um debate público sobre o tema, ressaltando a importância de discutir formas de manter a soberania brasileira diante do cenário geopolítico. Na época, houve controvérsia no governo e entre diplomatas.

A Constituição brasileira determina que a atividade nuclear no território nacional tenha fins apenas pacíficos, compromisso que orienta a política externa e a não proliferação. A discussão continua sem formalização de propostas de mudança constitucional nesta etapa.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais