Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Três notícias sobre eletricidade destacam avanços, custos e impactos

Austrália vai oferecer três horas de energia gratuita por dia a partir de julho de 2026, devido ao excesso de energia solar, enquanto cresce a preocupação com tarifas globais

Imagem de uma rede de postes de alta tensão.
0:00
Carregando...
0:00
  • Três horas de energia gratuita por dia começarão em julho de 2026 para residências em New South Wales, Queensland e South Australia, principalmente no meio do dia, quando o sol está mais forte, devido ao excedente de energia solar.
  • A Austrália, geograficamente isolada, tem gerado mais energia solar e não consegue exportar esse excedente.
  • Uma análise da Bloomberg aponta que quase todos os países do G20 enfrentam dificuldades para gerar energia na demanda do mercado, o que pode frear novos projetos e o crescimento econômico.
  • O Congresso dos Estados Unidos quer investigar datacenters: senadores pedem que Google, Microsoft, Amazon e Meta revelem o consumo de eletricidade de seus centros de dados, por possível impacto nos custos para consumidores.

A Austrália vai oferecer energia gratuita durante o dia em parte do território a partir de julho de 2026. Residências em New South Wales, Queensland e South Australia terão pelo menos três horas de eletricidade gratuita ao meio-dia, quando a irradiação solar é mais intensa. A medida acompanha o crescimento da produção de energia solar no país, que não consegue exportar o excesso.

A escala global também preocupa autoridades e analistas. Uma avaliação da Bloomberg apontou que a maioria dos países do G20 enfrenta dificuldades para atender a demanda energética, o que pode frear projetos e impactar o crescimento econômico nos próximos anos. A situação acende debates sobre infraestrutura e investimentos.

Consumo de datacenters em foco nos EUA

Três senadores dos Estados Unidos pediram que Google, Microsoft, Amazon e Meta tornem público o consumo de eletricidade de seus datacenters. A intenção é entender se a expansão de tais estruturas eleva custos para a energia residencial, devido aos investimentos necessários de concessionárias.

Implicações econômicas e locais

Especialistas comentam que o equilíbrio entre produção renovável, demanda industrial e custos de operação é determinante para preços ao consumidor. A discussão ocorre em meio a decisões regulatórias e ajustes tarifários em várias regiões.

Fonte: estudo “Electricity is now holding back growth across the global economy”.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais