04 de jul 2025
AGU destaca decisão de Moraes sobre IOF como reforço à separação de Poderes
Ministro do STF suspende aumento do IOF e promove audiência entre governo e Congresso, destacando a separação de poderes no Brasil.

Ministro da AGU, Jorge Messias, durante cerimônia (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/25-10-2024)
Ouvir a notícia:
AGU destaca decisão de Moraes sobre IOF como reforço à separação de Poderes
Ouvir a notícia
AGU destaca decisão de Moraes sobre IOF como reforço à separação de Poderes - AGU destaca decisão de Moraes sobre IOF como reforço à separação de Poderes
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que havia sido determinado pelo governo por meio de decreto. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira e reafirma a importância da separação de poderes no Brasil. Moraes também agendou uma audiência de conciliação entre o Congresso e o governo para o dia 15 de julho.
A Advocacia-Geral da União (AGU) destacou que a decisão do ministro considera razoável e plausível a argumentação da União sobre a violação do princípio da separação de poderes. Com a suspensão, as alíquotas do IOF voltam ao patamar anterior à elevação do tributo. O despacho do magistrado determina a suspensão dos decretos do Executivo e do projeto que havia revogado a medida da gestão Lula.
Diálogo Interinstitucional
A AGU enfatizou a necessidade de um diálogo interinstitucional para esclarecer as dúvidas levantadas pelo Congresso sobre os decretos presidenciais. A Advocacia-Geral considera a proposta de conciliação como um espaço importante para a resolução de conflitos. Durante a audiência, a AGU apresentará a conformidade dos decretos com a Constituição, defendendo seu uso adequado na política econômica e fiscal do governo.
A AGU reafirmou seu compromisso com o processo conciliatório, ressaltando que o princípio democrático e a separação de poderes são os verdadeiros vencedores neste momento. A decisão de Moraes é vista como um passo significativo para garantir a harmonia entre os poderes da República.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.