07 de jul 2025
Rei alerta sobre ameaças complexas enfrentadas por França e Reino Unido
Reunião entre Rei Charles III e Emmanuel Macron reforça laços entre Reino Unido e França, abordando desafios globais e a migração no Canal da Mancha.

O Rei Charles receberá o Presidente Macron em Windsor durante a visita de estado (Foto: EPA)
Ouvir a notícia:
Rei alerta sobre ameaças complexas enfrentadas por França e Reino Unido
Ouvir a notícia
Rei alerta sobre ameaças complexas enfrentadas por França e Reino Unido - Rei alerta sobre ameaças complexas enfrentadas por França e Reino Unido
O Rei Charles III receberá o presidente francês Emmanuel Macron para uma visita de estado, que ocorrerá em Windsor. O evento, que se inicia nesta terça-feira, 3 de outubro, visa reforçar a colaboração entre o Reino Unido e a França diante de "uma multiplicidade de ameaças complexas". A visita é a primeira de um líder de um país da União Europeia desde o Brexit.
Durante um banquete de estado, o Rei destacará a importância da união entre as nações em questões que vão desde ameaças militares até mudanças climáticas. "Nossas duas nações compartilham não apenas valores, mas também a determinação incansável de agir no mundo", afirmará o monarca. O banquete contará com a presença de figuras proeminentes e um menu especial, celebrando a "entente cordiale".
A visita de Macron, que inclui uma série de eventos cerimoniais, também busca fortalecer laços em comércio, diplomacia e defesa. O primeiro-ministro britânico, Sir Keir Starmer, sediará uma cúpula no Downing Street, onde a migração ilegal através do Canal da Mancha será um dos tópicos discutidos.
Além disso, o presidente francês e sua esposa, Brigitte, visitarão o túmulo da falecida Rainha Elizabeth II e um cavalo que Macron presenteou à monarca em 2022. A visita é vista como uma oportunidade de "redefinir" as relações pós-Brexit com os vizinhos europeus, enfatizando a aliança histórica entre os dois países.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.