22 de jul 2025
Herança de Preta Gil inclui direitos autorais e bens serão divididos entre herdeiros
Preta Gil faleceu aos 50 anos, mas seu legado musical será administrado por seu filho, Francisco Gil, até 2095. A continuidade da carreira da família está garantida.

Preta Gil com o filho Fran Gil, em foto de 2015 (Foto: Marcos Ramos/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Herança de Preta Gil inclui direitos autorais e bens serão divididos entre herdeiros
Ouvir a notícia
Herança de Preta Gil inclui direitos autorais e bens serão divididos entre herdeiros - Herança de Preta Gil inclui direitos autorais e bens serão divididos entre herdeiros
Preta Gil, cantora e empresária, faleceu aos 50 anos no último domingo (20) em decorrência de um câncer. Com mais de 20 anos de carreira, ela lançou quatro álbuns e acumulou 271 gravações registradas no Ecad. O legado musical da artista ficará sob a administração de seu único filho, Francisco Gil, que também é cantor e membro do trio Os Gilsons.
De acordo com a legislação brasileira, os direitos autorais de Preta Gil serão geridos por Francisco até 2095. Os direitos patrimoniais de um autor são transferidos aos herdeiros diretos, que têm a responsabilidade de realizar o uso comercial e a distribuição das obras. No caso de Preta, o prazo para a gestão dos direitos se inicia em 1º de janeiro de 2026.
Francisco, conhecido como Fran, esteve ao lado da mãe durante todo o tratamento contra o câncer. Ele é pai de Sol Maria, de 9 anos, e mantém um relacionamento com a ex-BBB Alane Dias, de 26 anos. O cantor, de 30 anos, é um dos integrantes do trio Os Gilsons, que também conta com seu tio José Gil e seu primo João Gil, todos descendentes do renomado Gilberto Gil.
Legado Musical
Os Gilsons têm se destacado na nova geração da MPB, unindo o sobrenome "Gil" à palavra inglesa "sons", que significa "filhos". O grupo mistura pop, MPB e ritmos afro-baianos, criando uma sonoridade contemporânea. O hit de estreia, "Várias queixas", lançado em 2019, já foi ouvido quase 70 milhões de vezes no Spotify, evidenciando o sucesso crescente da banda.
Francisco Gil, agora responsável pela administração do legado de sua mãe, terá um papel fundamental na continuidade da carreira musical da família, mantendo viva a contribuição de Preta Gil para a música brasileira.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.