21 de jul 2025
Chuva intensa no Norte e frio persistente no Sul marcam a previsão do tempo hoje
Clima polarizado marca início da semana no Brasil, com chuvas intensas no Norte e Nordeste e aumento de temperatura no Sul, mas com risco de tempestades.
Norte e Nordeste seguem com previsão de chuva nesta segunda-feira (21) (Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Chuva intensa no Norte e frio persistente no Sul marcam a previsão do tempo hoje
Ouvir a notícia
Chuva intensa no Norte e frio persistente no Sul marcam a previsão do tempo hoje - Chuva intensa no Norte e frio persistente no Sul marcam a previsão do tempo hoje
A semana no Brasil inicia com duas realidades climáticas opostas. Enquanto o calor intenso predomina em grande parte do território, os estados do Sul, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ainda enfrentam temperaturas mais baixas. Nesta segunda-feira, 21 de agosto, a previsão aponta para chuvas intensas no Norte e Nordeste, enquanto o Sul observa um leve aumento nas temperaturas, mas com risco de tempestades.
As chuvas devem ser mais significativas em áreas do Norte, especialmente no norte do Amazonas, Roraima, Amapá e no nordeste do Pará, incluindo a Ilha de Marajó e Belém. No Nordeste, a precipitação se concentra na faixa litorânea entre Pernambuco, Alagoas e as regiões norte e sul da Bahia. A meteorologista Andrea Ramos explica que a umidade proveniente do oceano é a responsável pela formação de nuvens e, consequentemente, das chuvas.
No Centro e Norte do Brasil, a tendência é de um clima quente e seco, com temperaturas elevadas durante o dia e um leve resfriamento à noite. Ramos destaca que essa situação deve se manter ao longo da semana, com a população do Centro ao Norte enfrentando calor, enquanto o Sul continua a sentir o frio, mesmo com o aumento das temperaturas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomenda que a população evite sair durante o mau tempo e fique atenta a possíveis deslizamentos em encostas. Além disso, é aconselhável desligar aparelhos elétricos em áreas com risco de chuvas fortes. As instruções visam garantir a segurança dos moradores em regiões que podem ser mais afetadas pelas condições climáticas adversas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.