15 de jul 2025
Flavia Aranha cria coleção de roupas inspirada nos biomas brasileiros
Flavia Aranha celebra 16 anos de sua marca com nova coleção em parceria com Amyr Klink e reforça a moda sustentável com retingimento de roupas.

Modelo veste look da estilista Flavia Aranha confeccionado em algodão orgânico (Foto: Julia Von Zeidler/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Flavia Aranha cria coleção de roupas inspirada nos biomas brasileiros
Ouvir a notícia
Flavia Aranha cria coleção de roupas inspirada nos biomas brasileiros - Flavia Aranha cria coleção de roupas inspirada nos biomas brasileiros
Flavia Aranha, estilista reconhecida por seu trabalho com tingimento natural de tecidos, celebra 16 anos de sua marca e se prepara para lançar uma nova coleção em parceria com o velejador Amyr Klink. A coleção será apresentada em São Paulo e Paraty, onde a estilista mantém suas lojas.
Aranha utiliza extratos de plantas brasileiras para tingir suas peças, como a casca de cebola, que resulta em um tom amarelo, e as folhas de eucalipto, que conferem um tom laranja. A estilista destaca que suas roupas são "vivas", pois os extratos utilizados podem ser consumidos e, ao final de sua vida útil, as peças podem se transformar em adubo.
A estilista é uma das pioneiras na conexão entre moda e sustentabilidade, utilizando matérias-primas agroecológicas e evitando produtos químicos agressivos. Seu fornecedor de algodão, a Rede Borborema, é uma associação de agricultores da Paraíba, que também atende a marcas como a Veja.
Aranha lança cinco coleções cápsula por ano, atendendo à demanda por novidades no mercado. Além disso, sua marca promove um programa de retingimento de roupas usadas, permitindo que as clientes renovem suas peças. A estilista enfatiza a importância de equilibrar a estética com a responsabilidade ambiental, afirmando que a beleza e a inovação são essenciais para a vida.
Em seu ateliê, Aranha combina conhecimento ancestral e tecnologia moderna para criar estampas únicas. Ela critica a romantização do tingimento natural, ressaltando que é um processo que requer tecnologia para fixar as cores. Com uma trajetória que começou em meio ao fast fashion, Aranha busca despertar a consciência ambiental em suas clientes, promovendo uma moda mais consciente e sustentável.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.