16 de jul 2025
PM encerra operação em Madureira com dois mortos e cinco detidos durante protesto
Polícia Militar realiza operação no Complexo da Serrinha, resultando em mortes e prisões após sequestro de ônibus por traficantes.

Granadas artesanais apreendidas pela PM no Complexo da Serrinha (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Ouvir a notícia:
PM encerra operação em Madureira com dois mortos e cinco detidos durante protesto
Ouvir a notícia
PM encerra operação em Madureira com dois mortos e cinco detidos durante protesto - PM encerra operação em Madureira com dois mortos e cinco detidos durante protesto
A Polícia Militar finalizou, na manhã desta quarta-feira, uma operação no Complexo da Serrinha, em Madureira, que resultou na morte de dois suspeitos e na prisão de cinco. Durante a ação, foram apreendidas armas, veículos e retiradas barricadas que obstruíam as vias da comunidade.
A operação foi desencadeada após um violento protesto na terça-feira, quando 21 ônibus foram sequestrados por traficantes e utilizados como barricadas na Avenida Ministro Edgard Romero, a principal via do bairro. A situação gerou pânico entre os passageiros e causou alterações em 25 linhas de ônibus, além da suspensão da circulação do BRT.
De acordo com a PM, os dois mortos pertenciam ao Terceiro Comando Puro (TCP), facção que controla a Serrinha. Durante a operação, foram apreendidos dois fuzis, munições, uma pistola, 10 granadas artesanais e drogas. Oito veículos, que estavam registrados como roubados, foram recuperados. Agentes também removeram nove toneladas de materiais usados como barricadas em 23 pontos de bloqueio.
Desdobramentos da Operação
A operação contou com a participação de diversos batalhões, incluindo o Batalhão de Choque e o Bope. Estruturas de concreto conhecidas como seteiras, utilizadas por criminosos para atirar, foram destruídas. No alto da Serrinha, esconderijos e pontos de apoio da facção foram demolidos.
Quatro escolas da rede municipal suspenderam as aulas devido à violência, assim como uma clínica da família, que interrompeu atividades externas. A Avenida Ministro Edgard Romero ficou interditada por cerca de duas horas na manhã de quarta-feira, enquanto os ônibus sequestrados eram retirados.
A comunidade da Serrinha, que enfrenta conflitos entre facções há 15 anos, é dominada por Wallace Brito Trindade, conhecido como Lacoste, que é considerado foragido desde 2007. Desde que assumiu o controle em 2012, ele tem buscado expandir seu domínio sobre áreas rivais, resultando em frequentes confrontos que afetam a vida dos moradores e comerciantes locais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.