Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

ISIS reivindica ataque mortal em aeroporto na capital do Níger

Estado Islâmico assume ataque mortal ao aeroporto de Niamey; forças repeliram ofensiva, quatro soldados feridos e aviões civis danificados

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Members of the Nigerien army walk near the motorcycles seized from the attackers, following an attack on Niamey International Airport, in Niamey, Niger January 29, 2026, in this screengrab from a video. ORTN/Reuters TV/Handout via REUTERS
0:00
Carregando...
0:00
  • O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque mortal ao aeroporto da capital Niamey, no Níger, em comunicado divulgado em 30 de janeiro, segundo o SITE Intelligence Group.
  • Segundo o governo nigerino, os atacantes chegaram de motocicletas e foram repelidos rapidamente pelas forças de segurança; quatro soldados ficaram feridos.
  • No ataque, houve incêndio numa carga de munição e danos a várias aeronaves civis no aeroporto.
  • Afiliação regional do Estado Islâmico tem sido ligada a ataques de alto impacto nos últimos meses, incluindo mortes na região de Tillaberi em setembro e o rapto de um piloto americano em outubro.
  • O grupo descreveu o ataque como “surpresa e coordenado” e disse ter causado “danos significativos”, sem apresentar mais detalhes.

O grupo extremista Islâmico afirmou responsabilidade por um ataque mortal ocorrido no aeroporto da capital Niamey, no Níger, nesta sexta-feira, segundo o SITE Intelligence Group, que monitora atividades e comunicações jihadistas.

Segundo o governo do Níger, os atacantes chegaram de motocicletas e foram repelidos rapidamente pelas forças de segurança. No confronto, quatro militares ficaram feridos; um carregamento de munições pegou fogo e várias aeronaves civis sofreram danos.

O grupo descreveu a investida como um ataque “surpresa e coordenado”, sem detalhar mais informações. Não há, até o momento, confirmação adicional de números de vítimas por parte das autoridades.

Contexto regional

O braço regional do IS tem ligações com ataques anteriores no Níger, incluindo ações em julho/setembro na região de Tillabéri que ceifaram mais de 120 vidas e o seqüestro de um piloto americano em outubro. Autoridades analisam desdobramentos da ação desta sexta.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais