- O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque mortal ao aeroporto da capital Niamey, no Níger, em comunicado divulgado em 30 de janeiro, segundo o SITE Intelligence Group.
- Segundo o governo nigerino, os atacantes chegaram de motocicletas e foram repelidos rapidamente pelas forças de segurança; quatro soldados ficaram feridos.
- No ataque, houve incêndio numa carga de munição e danos a várias aeronaves civis no aeroporto.
- Afiliação regional do Estado Islâmico tem sido ligada a ataques de alto impacto nos últimos meses, incluindo mortes na região de Tillaberi em setembro e o rapto de um piloto americano em outubro.
- O grupo descreveu o ataque como “surpresa e coordenado” e disse ter causado “danos significativos”, sem apresentar mais detalhes.
O grupo extremista Islâmico afirmou responsabilidade por um ataque mortal ocorrido no aeroporto da capital Niamey, no Níger, nesta sexta-feira, segundo o SITE Intelligence Group, que monitora atividades e comunicações jihadistas.
Segundo o governo do Níger, os atacantes chegaram de motocicletas e foram repelidos rapidamente pelas forças de segurança. No confronto, quatro militares ficaram feridos; um carregamento de munições pegou fogo e várias aeronaves civis sofreram danos.
O grupo descreveu a investida como um ataque “surpresa e coordenado”, sem detalhar mais informações. Não há, até o momento, confirmação adicional de números de vítimas por parte das autoridades.
Contexto regional
O braço regional do IS tem ligações com ataques anteriores no Níger, incluindo ações em julho/setembro na região de Tillabéri que ceifaram mais de 120 vidas e o seqüestro de um piloto americano em outubro. Autoridades analisam desdobramentos da ação desta sexta.
Entre na conversa da comunidade