Em Alta NotíciasFutebolPolíticaAcontecimentos internacionaisEsportes

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

ZCIT provoca chuva forte em parte do Nordeste e do Norte do Brasil

ZCIT continua a provocar chuva forte no Norte e Nordeste até o fim de fevereiro; Manaus acumula 338,4 mm entre 1 e 19 de fevereiro, superando a média histórica

São Luis do Maranhão poderá ter fortes pancadas de chuva até o fim de fevereiro, por causa da atividade da ZCIT (Foto: getty Images)
0:00
Carregando...
0:00
  • A ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) e um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) mantêm chuva forte sobre o Norte e o Nordeste, com registro diário e pancadas mais intensas nos últimos 15 dias de fevereiro.
  • Em fevereiro, várias regiões já acumulam mais de 200 mm em 19 dias, e Teresina e Fortaleza já superaram a média histórica de chuva para o mês.
  • Em Manaus, a chuva de fevereiro, até o dia 19, soma 338,4 mm, acima da média mensal de 297 mm, repetindo o que ocorreu em janeiro.
  • Os mapas indicam que a ZCIT deve permanecer ativa até o fim de fevereiro, mantendo o risco de chuva forte em várias áreas do norte do Nordeste e da região Norte.
  • Capitais como Macapá, Belém, São Luís, Teresina e Fortaleza podem ter novos episódios de chuva de intensidade forte até o final do mês.

A ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) e um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) mantêm intensidade de chuvas sobre o Nordeste e parte da região Norte do Brasil. O regime chuvoso se confirmo neste mês de fevereiro, com precipitações diárias, crescentes nos últimos 15 dias.

Fortaleza, Teresina, Belém e Macapá registraram volumes acima da média histórica até o dia 19 de fevereiro. Em várias cidades, as chuvas chegaram a superar 200 mm neste período, com impactos locais como alagamentos e alagamentos pontuais.

Entre 1º e 19 de fevereiro de 2026, o Inmet e o Cemaden registraram totais expressivos em áreas do Amapá, Pará, Maranhão, Ceará e PI. Manaus também apresentou precipitações acima da média para fevereiro, marcando o mês com patamar superior ao histórico.

A atuação conjunta da ZCIT sobre o extremo norte do país intensifica os episódios no Norte e no nordeste. A tendência aponta para continuidade das pancadas de chuva até o final de fevereiro, com possibilidade de chuva de forte intensidade em diversas capitais.

Chuva em Manaus já superou a média de fevereiro, segundo o Inmet. Entre 1º e 19 de fevereiro, Manaus somou cerca de 338,4 mm, ante a média de 297 mm. Em janeiro, a cidade já havia registrado 343,2 mm, superando o patamar de referência.

O clima úmido e quente favorece pancadas frequentes na região amazônica. As autoridades reforçam o alerta para risco de chuva moderada a forte, especialmente na capital e no interior do Amazonas e estados vizinhos, ao longo do mês.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais