- Previsão para sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, aponta instabilidades que trazem temporais no Sul e Sudeste, além de pancadas moderadas a fortes no Centro-Oeste, Nordeste e Norte, com ventos de até 70 km/h em pontos isolados.
- Baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina, cavado em níveis médios, VCAN e a Zona de Convergência Intertropical reforçam a chuva e podem provocar acumulados elevados em algumas regiões.
- Região Sul: temporais devem ocorrer entre o leste e áreas litorâneas, com chuva moderada a forte; rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no litoral e na serra, podendo haver maior intensidade em áreas do Oeste e da Serra Gaúcha.
- Região Sudeste: chuva forte e risco de temporais em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo; São Paulo terá manhã firme e pancadas no fim da tarde, com máxima próxima a 29°C a 31°C.
- Região Centro-Oeste: pancadas fortes no sul, leste, sudeste e interior de Mato Grosso, além de norte, leste e sul de Goiás e no Distrito Federal; Cuiabá registra chuva desde a madrugada e pancadas ao longo do dia, Campo Grande pode ter pancadas à tarde e à noite, com ventos até 70 km/h em parte do estado.
A previsão do tempo para sexta-feira (20/02) aponta aumento de instabilidades em grande parte do Brasil. Temporais são esperados no Sul e Sudeste, com pancadas moderadas a fortes no Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Baixa pressão entre Paraguai e norte da Argentina, cavado em níveis médios, VCAN e ZCIT elevam o risco de chuva acompanhada de ventos fortes.
As áreas de chuva poderão registrar acumulados expressivos em pontos isolados, com rajadas de vento que variam entre 40 e 70 km/h, especialmente no extremo Sul, Sudeste e áreas litorâneas. Temperaturas sobem na maior parte do país, mantendo o calor e a sensação de abafamento em várias regiões.
Região Sul
Há previsão de temporais e chuva moderada a forte entre o leste e áreas litorâneas. Pancadas podem ocorrer desde o começo do dia em campanhas gaúcha, centro-sul e norte do Rio Grande do Sul. O tempo tende a ficar instável ao longo do dia, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h no noroeste do estado.
Porto Alegre deve ter chuva fraca pela manhã e ao longo do dia, com temperatura máxima próxima de 30°C. Em Curitiba, no Paraná, o dia terá sol entre nuvens, com pancadas de chuva fortes e volumes elevados, resultado de instabilidade associada ao VCAN e à ZCIT.
Região Sudeste
No Sudeste, a chuva será moderada a forte em grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em São Paulo, o tempo começa mais firme, com chuva fraca no norte e litoral pela manhã; ao longo do dia, as pancadas se intensificam especialmente no nordeste, oeste, interior e sul paulista. Risco de temporais em áreas de MG, RJ e ES.
Região Centro-Oeste
Pancadas mais fortes são esperadas no sul, leste, sudeste e interior de Mato Grosso, além de áreas de Goiás e do Distrito Federal. O tempo começa com maior firmeza pela manhã em parte do Mato Grosso do Sul. À noite, a tendência é de melhora, mas ainda há possibilidade de chuva isolada.
Região Nordeste
Chuva moderada a forte e risco de temporais devem ocorrer no interior, com pancadas intensas no Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e áreas de Pernambuco e Paraíba. Na faixa litorânea da Bahia, há chance de chuva mais forte. À tarde, as temperaturas sobem e o tempo fica abafado, com ventos de 40 a 50 km/h no litoral baiano.
Região Norte
A chuva ocorre de forma moderada a forte no Pará, Tocantins, Acre, sul e oeste de Roraima e norte do Amazonas, com atuação da ZCIT. Ao longo do dia, pancadas ganham força também no Amazonas e em Rondônia, elevando o risco de temporais no leste e sul do Tocantins, no Acre e no Pará inteiro.
Fique atento aos alertas meteorológicos e às atualizações do Boletim Brasil – Regiões, que trazem informações específicas para cada estado.
Entre na conversa da comunidade