- A agência meteorológica da Nova Zelândia alertou que novas inundações podem atingir a ilha do norte, um dia após chuvas causarem falta de energia, desmoronamentos de estradas e evacuações.
- Cerca de 4,3 mil imóveis ficaram sem energia na ilha norte, segundo a Powerco.
- Um homem morreu após o veículo ficar submerso em uma rodovia; aproximadamente 80 pessoas foram encaminhadas para um centro de emergência.
- Autoridades decretaram estado de emergência nos distritos de Waipa e Otorohanga, região agrícola a 180 quilômetros ao sul de Auckland.
- O pior tempo era previsto para o final de domingo, com melhoria lenta esperada na segunda-feira.
New Zealand enfrenta novas enchentes na Ilha Norte após fortes chuvas que causaram apagões, desabamentos de estradas e evacuações, além da morte de um motorista cujo veículo ficou submerso em uma rodovia. O alerta veio de órgãos meteorológicos, que preveem piora ainda neste domingo.
A australiana meteorologia informou que um sistema de baixa pressão se intensifica ao leste da Ilha Norte, trazendo chuvas intensas e ventos fortes para várias regiões. Há risco de vida devido a condições de rios perigosas, inundações significativas e deslizamentos, conforme o instituto local.
No sábado, autoridades confirmaram a morte de um homem cuja picape foi tomada pela água na chuva e empoçamento. Cerca de 80 pessoas foram encaminhadas a um centro de emergência, enquanto cerca de 4.291 propriedades ficaram sem energia elétrica no momento, segundo a Powerco.
Tempo, áreas atingidas e resposta
As regiões de Waipa e Otorohanga estavam sob estado de emergência neste domingo, área agrícola com cerca de 10 mil pessoas, a 180 km ao sul de Auckland. A previsão apontou que o pior tempo ocorreria no final de domingo, com melhoria gradual na segunda-feira.
Causas climáticas
Especialistas dizem que chuvas intensas são cada vez mais comuns devido a alterações climáticas causadas pelo homem, que elevam a capacidade de ar quente reter vapor d’água. A tendência está associada a episódios de inundações mais frequentes em várias partes do mundo.
Entre na conversa da comunidade