- Uma via estratégica entre Bowes, em County Durham, e Brough, em Cumbria, foi fechada devido à neve concentrada no Pennines.
- O Met Office emitiu dois avisos amarelos de tempo frio, com previsão de neve, chuva e gelo que podem causar interrupções no transporte até meio-dia.
- O alerta de frio é parte de um aviso de saúde por frio de quatro dias, com maior risco para pessoas vulneráveis.
- Equipes da National Highways e da polícia de Cumbria atuam para limpar a via; motoristas são orientados a planejar rotas alternativas.
- A previsão aponta que sábado pode ser o dia mais estável dos últimos tempos, com muito sol, apesar de temperaturas ainda abaixo da média.
A rodovia A66, que atravessa os Peninos, foi fechada devido a uma massa de ar ártico que traz neve, gelo e temperaturas abaixo de zero ao norte da Inglaterra e à Escócia. O serviço meteorológico Nacional emitiu dois avisos amarelos apenas para esta sexta, com previsão de interrupções no tráfego até o meio-dia. Também há alerta de frio extremo por quatro dias.
O fechamento ocorreu entre o entroncamento com a A67, próximo a Bowes, no Condado de Durham, e a A685, perto de Brough, na Cumbri. Equipes de manutenção e veículos de tratamento de inverno atuam na via, enquanto a previsão aponta continuidade das nevascas pela manhã. Pela região, há orientação para que motoristas planejem rotas alternativas.
Agências oficiais indicam que o ar marítimo frio está avançando para o sul, elevando o risco de gelo e condições perigosas para dirigir. Em paralelo, a UK Health Security Agency emitiu avisos amarelos de frio para o norte da Inglaterra e o Midlands, entre sexta-feira de manhã e segunda-feira de manhã.
Em partes da Inglaterra, há alerta de chuva, geada e neve, o que pode tornar as calçadas escorregadias e as estradas, bem como afetar o transporte público. Em regiões altas, acima de 300 metros, a expectativa é de até 10 cm de neve acumulada.
Ao longo de sexta-feira, moradores de Devon, Cornwall e Worcestershire enfrentaram chuvas persistentes. No fim de semana, os serviços de emergência destacam o aumento da procura por assistência de saúde entre os mais vulneráveis devido às baixas temperaturas.
Condições para os próximos dias
Segundo o Met Office, espera-se que o tempo melhore a partir de sábado, com mais sol em grande parte do país. As temperaturas devem permanecer abaixo da média, equilibradas pela presença de claridade solar, conforme previsão de um de seus meteorologistas.
Entre na conversa da comunidade