- Frente fria chega ao Sul na tarde de sexta-feira, 6 de fevereiro, avança no sábado e deve trazer chuva forte ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com alívio apenas parcial no domingo.
- Chuva volumosa prevista especialmente no Vale do Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina e no litoral do Paraná; queda de temperatura, ainda que não muito acentuada, é esperada.
- No Sudeste, São Paulo começa a sentir os impactos na tarde de sábado; Rio de Janeiro e Minas Gerais devem ter pancadas de chuva moderadas a fortes, principalmente na tarde e noite de sábado, com chuva aumentando no Rio de Janeiro e em partes de Minas no domingo.
- Em Santa Catarina e Paraná, manhãs de sábado devem ter sol e calor, mas a chuva aumenta na tarde; no domingo, chuva ocorre principalmente à tarde e à noite no interior, com o litoral já recebendo chuva desde cedo.
- Espírito Santo e parte de Minas Gerais (vale do Rio Doce e Jequitinhonha) devem sentir pouca influência da frente; pancadas esporádicas podem ocorrer apenas por causa do calor.
O peso de uma nova frente fria aumenta a chuva no Sul e no Sudeste neste fim de semana. A previsão aponta temporal em trajetos sobre as regiões, com queda de temperatura moderada, não prolongada.
A Climatempo destacou que o sistema começa a mudar o tempo no Rio Grande do Sul na tarde de sexta-feira, 6 de fevereiro, e avança rapidamente no sábado, 7, atingindo o Paraná e espalhando chuva pelos três estados.
No Sul, a chuva deve ficar forte no sábado, especialmente no Rio Grande do Sul. No domingo, 8, o sol volta em parte do estado, mas pancadas devem ocorrer no Norte Gaúcho e em áreas de planalto e serra.
A combinação de nebulosidade, chuva e vento frio pressiona o tempo, resultando em queda de temperatura que deve aliviar o calor. O aquecimento volta na segunda-feira, distante de ser prolongado.
Santa Catarina e Paraná terão sol pela manhã de sábado, com mudanças a partir da tarde. Nos dois estados, pancadas de chuva fortes são esperadas ao longo do fim de semana, com chuva concentrada no interior no domingo.
Atenção especial fica com o litoral de Santa Catarina, o litoral do Paraná e o Vale do Itajaí, que podem ter chuva forte e volumosa. Essas áreas já enfrentaram precipitação expressiva nesta semana.
No Sudeste, os impactos começam em São Paulo na tarde de sábado. A chuva se intensifica conforme a frente fria se aproxima, levando pancadas moderadas a fortes.
No Rio de Janeiro e em grande parte de Minas Gerais, a chuva ocorre principalmente na tarde e noite de sábado. Já no domingo, a frente avança e aumenta o risco de chuva forte no litoral fluminense e em áreas estratégicas de Minas e São Paulo.
Alerta de risco permanece moderado a alto em áreas já atingidas pela chuva recente, especialmente no interior de São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais.
Espírito Santo e parte leste de Minas Gerais devem sentir menos os efeitos da frente fria. Essas regiões podem ter pancadas esporádicas provocadas pelo calor, sem grande entrave.
Para acompanhar, a Climatempo recomenda monitorar a previsão atualizada e alertas via app. Fique atento a novas informações sobre a evolução da frente fria.
Entre na conversa da comunidade