Em Alta NotíciasPolíticaFutebolAcontecimentos internacionaiseconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Iraque diz ter transferido cerca de 3 mil prisioneiros do ISIS da Síria

Três mil detidos do Estado Islâmico foram transferidos da Síria para o Iraque; repatriação é discutida, com apoio financeiro buscado e alerta de aumento de atividade extremista

U.S. military vehicles move ahead of buses transporting Islamic State detainees from Syria to Iraq, according to a security source from the Syrian Democratic Forces, in Qamishli, Syria.
0:00
Carregando...
0:00
  • Cerca de 3 mil detentos do Estado Islâmico foram transferidos de prisões na Síria para o Iraque, e o processo continua.
  • Bagdá está em discussões com alguns países para repatriá-los em breve.
  • O ministro das Relações Exteriores, Fuad Hussein, afirmou isso durante a Conferência de Segurança de Munique, ressaltando a necessidade de mais ajuda financeira para lidar com o influxo.
  • Ele também alertou para um aumento recente da atividade do Estado Islâmico na Síria.
  • Hussein disse ainda que os sinais dos Estados Unidos são recebidos com seriedade e que a nomeação do ex-primeiro-ministro Nouri al-Maliki para o cargo é uma questão interna.

About 3.000 detidos ligados ao Estado Islâmico foram transferidos de prisões na Síria para o Iraque, e o processo continua, informou o ministro das Relações Exteriores do Iraque, Fuad Hussein. A declaração foi feita na sexta-feira, em meio à Conferência de Segurança de Munique.

Hussein afirmou que Bagdá mantém conversas com alguns países para repatriar os detidos em breve. Ele também indicou que o Iraque precisa de mais apoio financeiro para lidar com o aumento do fluxo de pessoas sob custódia.

Segundo o ministro, há sinais de maior atividade do EI na Síria, o que preocupa as autoridades iraquianas. O objetivo é evitar violências na fronteira e manter a estabilidade regional, com cooperação internacional contínua.

Contexto e próximos passos

Hussein disse ainda que o regime americano tem sinalizado apoio, mas destacou que a nomeação de Nouri al-Maliki para um novo mandato como primeiro-ministro é uma questão interna do Iraque.

A mudanças na gestão do tema foram apontadas como relevantes para as estratégias de repatriação e de combate ao extremismo, segundo fontes próximas ao governo. Autoridades não divulgaram números de repatriações previstas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais