- Em 2025, apresentações relacionadas a e-bikes no setor de emergência do St Vincent’s Hospital, em Sydney, chegaram a 200, o que representa o dobro de 2024 (103) e um aumento de 350% em relação a 2023 (45).
- Mais da metade dos pacientes reportou velocidades superiores a 25 km/h no momento da contusão.
- Cerca de metade precisou de operação, com lesões no peito, estômago e, em alguns casos, no pulmão; o head injury é mais difícil de prever.
- Mais da metade dos casos foi admitida no hospital, e aproximadamente 10% exigiram terapia intensiva.
- O aumento de acidentes também ocorre em outras regiões da Austrália; leis foram ajustadas para limitar motores a 250 watts e velocidade a 25 km/h, com NSW cortando a potência para 250 watts.
O hospital St Vincent’s, no centro de Sydney, registra um crescimento expressivo de atendimentos ligados a e-bikes. Em 2025, as visitas a pronto-socorro relacionadas a esse meio duplicaram em relação a 2024 e aumentaram 350% frente a 2023. Em média, mais da metade das ocorrências ocorreu a velocidades superiores a 25 km/h.
A direção de trauma do hospital, o Dr. Tony Grabs, explica que muitos casos envolvem acidentes com atropelamento, colisões com objetos fixos e quedas. Alguns pacientes sofrem fraturas de costelas, perfurações intestinais e danos ao pulmão, exigindo cirurgia.
Dados e contexto
No total de 2025, 200 casos foram considerados graves o suficiente para acionar a equipe de trauma, com cerca de 50% exigindo cirurgia. Em muitos casos, as lesões são mais severas do que as observadas em bicicletas tradicionais, devido à velocidade maior e à força de de aceleração.
Grabs aponta que, para além das fraturas, há relatos de lesões no peito e no abdômen causadas pela força de impacto e pelo manípular de guidões. Em parte dos casos, a cabeça também fica vulnerável em acidentes de maior gravidade.
Panorama nacional
Os dados de NSW mostram 226 ferimentos por e-bikes em 2024. Nos primeiros sete meses de 2025, já eram 233 casos, com quatro mortes. Em Queensland, 2025 teve 239 colisões envolvendo e-bikes legais, com quatro óbitos, segundo balanço policial preliminar.
O governo federal ajustou regras de importação em 2021 e revisou as normas no fim de 2025. Veículos permitidos devem ter motor ativo apenas com pedalar, com velocidade máxima de 25 km/h e potência de 250 watts.
Perspectivas
Não há números oficiais sobre a proporção de usuários que se machucam. Pesquisas locais devem ampliar dados, incluindo modelos de e-bikes e se houve uso de aluguel ou modificações ilegais. O hospital não trabalha com números percentuais de vítimas sobre o total de ciclistas.
Entre na conversa da comunidade