- A partir do início de março, a configuração voltada a adolescentes passa a ser a opção default no Discord.
- Usuários adultos precisarão verificar a idade para flexibilizar proteções como filtros de conteúdo e mensagens diretas.
- A plataforma usará estimativa de idade por reconhecimento facial e verificação de identidade por meio de fornecedores externos para determinar a idade.
- Os vídeos usados na estimativa de idade não sairão dos dispositivos e os documentos de identidade enviados serão excluídos rapidamente, segundo a empresa.
- A responsável por políticas de produto, Savannah Badalich, afirmou que a segurança de adolescentes é prioridade e que os novos protocolos incluem proteções de privacidade.
O Discord anunciou a implementação de medidas de segurança reforçadas para usuários adolescentes em todo o mundo, com uso de reconhecimento facial. As mudanças entram em vigor no início de março e tornam a configuração adequada para menores a opção padrão.
Os adultos deverão verificar a idade para ter proteções menos restritivas, como filtros de conteúdo e liberação de mensagens diretas. A plataforma utiliza estimativa de idade por reconhecimento facial e verificação externa de identidade.
A empresa, sediada em São Francisco, destaca que os vídeos utilizados para estimar a idade ficam apenas no dispositivo do usuário e que documentos enviados são excluídos rapidamente.
Como funciona o protocolo de verificação
A diretora de políticas de produto, Savannah Badalich, reforçou a prioridade da proteção de adolescentes. Discord afirma que a verificação envolve tecnologia de IA e parceiros externos para confirmar a idade.
A medida acompanha movimentos de outras redes sociais que adotam sistemas semelhantes, em meio a debates sobre segurança de menores na internet. A decisão chega durante avaliações globais sobre uso seguro de plataformas digitais.
A implementação ocorre em um contexto de intensas discussões sobre proteção de menores e de adoção de políticas mais rígidas em alguns países, com impactos previstos para usuários e anunciantes.
Entre na conversa da comunidade