Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Abin abre processo disciplinar contra agente de inteligência com canal YouTube

Abin abre processo disciplinar contra oficial que, em licença médica, mantém canal no YouTube com mais de três milhões de inscritos

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Abin abriu processo administrativo contra Glauber Mendonça, técnico de inteligência da agência — Foto: Reprodução/Youtube
0:00
Carregando...
0:00
  • A Abin abriu processo administrativo disciplinar contra Glauber Mendonça, oficial técnico de inteligência, por manter canal no YouTube enquanto está em licença médica com salário.
  • O militar estaria afastado desde o início de 2025 por motivos de saúde, mas continua administrando o canal, que tem mais de 3 milhões de inscritos e se apresenta como policial penal federal.
  • No canal, ele afirma oferecer dicas a concurseiros na área de segurança, mas também faz críticas a políticos e comenta sobre segurança pública; em 2024, a Justiça suspendeu conteúdos por discurso de ódio e abuso à liberdade de expressão.
  • Em um vídeo, ele diz que o foco é “bater em político” e que grava cerca de 16 horas por dia, justificando o tempo para ser pai e citando equipe de funcionários que o auxilia.
  • A notificação do processo ocorreu na semana passada, com prazo para manifestação; a Abin informou que, conforme a lei, não há necessidade de dedicação exclusiva desde que a vinculação à agência não seja exposta, e não comenta procedimentos correcionais em curso.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) abriu processo administrativo disciplinar contra um oficial técnico de inteligência envolvido com um canal no YouTube, mesmo estando em licença médica e recebendo salário. A ação mira atividades paralelas à função na agência.

Glauber Mendonça, apesar de afastado desde o início de 2025 por motivos de saúde, mantém o canal com mais de 3 milhões de inscritos e atua como policial penal federal, segundo a própria apresentação dele. O conteúdo inclui dicas para concurseiros na área de segurança e críticas a políticos.

Em vídeos, Mendonça afirma trabalhar 16 horas por dia e chegar a gravar até madrugada, citando a existência de uma equipe e uma estrutura de produção. Ele também diz que precisa de tempo para ser pai, justificando o horário exaustivo do canal.

A notificação do processo ocorreu na semana passada, com prazo para manifestação. A acusação envolve não exercer com zelo as atribuições do cargo e realizar atividades incompatíveis com o horário de trabalho.

A Abin informou que a lei não exige dedicação exclusiva do oficial técnico, desde que a vinculação à agência não seja exposta publicamente, e que não comenta procedimentos correcionais em curso. O blog busca contato com Mendonça, sem retorno até o momento.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais