- Lula viaja para a Índia entre 17 e 21 de fevereiro, com evento sobre inteligência artificial nos dias 18 e 19 em Nova Délhi, no qual discursará no dia 19.
- Nos dias 20 e 21, está prevista a visita de Estado com o primeiro-ministro Narendra Modi e almoço com a presidente Droupadi Murmu; podem ser assinados memorandos sobre terras raras, minerais críticos e a extensão do visto de turista de cinco para dez anos.
- Expectativa de avanços na parceria entre Embraer e a empresa indiana Adani Defense & Aerospace; inauguração do escritório da ApexBrasil na Índia; fórum empresarial com participação de mais de 300 empresas brasileiras.
- Ao final da passagem pela Índia, deve ocorrer uma declaração conjunta Brasil–Índia tratando de multilateralismo, comércio internacional, alterações no Conselho de Segurança das Nações Unidas e a situação em Gaza.
- Depois, Lula segue para a Coreia do Sul, entre 22 e 24 de fevereiro, para encontros com o presidente sul-coreano Lee Jae Myung e CEOs, além de fórum empresarial e um plano de ações até 2029 para ampliar o comércio em setores como agricultura, aviação, saúde e tecnologia.
O presidente Lula (PT) fará duas viagens internacionais na próxima semana. Na terça-feira, 17 de fevereiro, ele viaja à Índia e fica até 21, seguindo depois para a Coreia do Sul, retornando ao Brasil em 24 de fevereiro. A viagem está alinhada a temas de interesse estratégico do governo.
Na Índia, os assuntos listados pelo Ministério das Relações Exteriores incluem minerais críticos e terras raras, relevantes para a transição energética, além de segurança no uso de inteligência artificial. Um evento sobre IA está previsto para os dias 18 e 19, em Nova Délhi, com o presidente brasileiro discursando no dia 19 após a abertura.
Pauta na Índia
Entre 20 e 21 de fevereiro, Lula participará de uma visita de Estado. Narendra Modi já recebeu o presidente brasileiro em outras ocasiões, e desta vez Lula deve ser anfitriado com um almoço oferecido pela presidente indiana Droupadi Murmu. Espera-se assinatura de parcerias e memorandos sobre terras raras, minerais críticos e extensão de vistos de turista de cinco para dez anos.
Também estão previstas avanços nas colaborações entre Embraer e a empresa indiana Adani Defense & Aerospace, além da inauguração do escritório da ApexBrasil na Índia. Um fórum empresarial, com participação de mais de 300 empresas brasileiras, está marcado para o dia 21, envolvendo setores como agropecuário, saúde, tecnologia e minérios.
Ao final, pode ser divulgada uma declaração conjunta Brasil-Índia tratando de multilateralismo, comércio internacional, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas e a situação em Gaza.
Pauta na Coreia do Sul
Em 22 a 24 de fevereiro, a comitiva seguirá para a Coreia do Sul. Lula se reunirá com o presidente sul-coreano Lee Jae Myung e com CEOs de grandes empresas locais. O Itamaraty aponta a intenção de ampliar o comércio entre os dois países por meio de um fórum empresarial e de um plano de ações a serem implementadas até 2029.
As ações devem abranger áreas como agricultura, desenvolvimento agrário, aviação, comércio, saúde, cooperação financeira, cosméticos, fármacos, ciência e tecnologia. Até o momento, há interesse de diversas empresas em participar do fórum Brasil-Coreia.
Dirigentes do governo enfatizam que a agenda busca fortalecer laços econômicos e tecnológicos, com foco em ganhos reais para empresas brasileiras e sul-coreanas. Lula retorna ao Brasil no dia 24 de fevereiro. (Com informações Agência Brasil).
Entre na conversa da comunidade