Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Xi defende mundo igual e multipolar ao se encontrar com líder uruguaio

Xi e Orsi discutem mundo multipolar e cooperação econômica; Uruguai busca oportunidades de investimento com a China

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Chinese President Xi Jinping speaks at the Great Hall of the People in Beijing, China, January 29, 2026. Vincent Thian/Pool via REUTERS
0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente da China, Xi Jinping, pediu a Yamandú Orsi, presidente do Uruguai, que as duas nações avancem juntas para um mundo multipolar, igualitário e com globalização econômica inclusiva.
  • A reunião ocorreu em Pequim e marca o objetivo de ampliar a cooperação bilateral dentro de uma comunidade com destino comum para a humanidade.
  • Orsi chegou a Pequim com cento e cinquenta representantes, incluindo empresários, em uma viagem que vai até 7 de fevereiro e também passará por Xangai.
  • A China tem sido o principal destino para produtos uruguaios, como madeira, soja e carne; o Uruguai registrou, no primeiro semestre de 2025, um superávit comercial de 187,1 milhões de dólares com a China, enquanto importa máquinas, eletrônicos e químicos.
  • O encontro acontece após uma série de visitas de líderes ocidentais à China neste início de ano, em meio a um cenário geopolítico cada vez mais polarizado.

China e Uruguai vão trabalhar para um mundo multipolar igualitário e com globalização econômica inclusiva, afirmou o presidente Xi Jinping durante encontro com o presidente uruguaio Yamandu Orsi, em Pequim.

Orsi lidera uma delegação de 150 pessoas, incluindo empresários, em viagem que dura até 7 de fevereiro. A agenda prevê visitas a Pequim e à cidade de Xangai, com foco em oportunidades, investimentos e desenvolvimento para o Uruguai.

Contexto da visita e dados comerciais

Orsi informou, em post em redes, que o objetivo é fortalecer a posição do Uruguai no cenário internacional. A visita ocorre após várias viagens de dirigentes ocidentais a China neste ano, ressaltando o interesse de parceiros sul-americanos.

Uruguai é fornecedor agrícola para a China, com exportação de madeira, soja e carne. Em 2025, o país registrou superávit comercial com a China de cerca de US$ 187 milhões no primeiro semestre, enquanto importações do Uruguai incluem maquinaria, eletrônicos e produtos químicos.

O encontro ocorre em contexto de tensões geopolíticas globais e busca manter canais abertos com a China, segundo observadores. O evento foi divulgado por meio de pool de mídia em Pequim.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais