- O presidente Lula confirmou participação na cerimônia de transmissão do mandato de José Antonio Kast, no Chile, em 11 de março, em Valparaíso.
- Valparaíso é a sede do Poder Legislativo chileno, local da posse.
- Lula e Kast se reuniram no fim de janeiro, por mais de uma hora, às margens do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, na Cidade do Panamá.
- O encontro destacou a intenção de ampliar a cooperação bilateral em infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo.
- Também foi reforçada a importância da estabilidade regional, da segurança pública e de ações conjuntas de combate ao crime organizado.
O Ministério das Relações Exteriores confirmou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de transmissão do mandato no Chile, marcada para 11 de março. A solenidade ocorrerá em Valparaíso, cidade litorânea que sedia o Poder Legislativo chileno.
Lula participará da posse de José Antonio Kast, eleito presidente no fim de 2024, substituindo Gabriel Boric. A participação federal também reforça a relação bilateral entre Brasil e Chile.
No final de janeiro, Lula se reuniu com Kast por mais de uma hora, à margem do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, na Cidade do Panamá. Segundo o Planalto, o encontro ressaltou a importância de ampliar cooperação entre os dois países.
Contexto bilateral e agenda
Os dois lados apontaram como prioridade manter e aprofundar relações bilaterais, com foco em infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo. A reunião também enfatizou o interesse de ampliar cooperação técnica e econômica.
Além disso, ambas as autoridades discutiram estabilidade regional, segurança pública e ações conjuntas de combate ao crime organizado, destacando a importância de parcerias para enfrentar desafios comuns.
Entre na conversa da comunidade