Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula participa da posse de Kast na presidência do Chile

Lula vai a Valparaíso para a posse de Kast, em 11 de março, visando ampliar cooperação Brasil-Chile e segurança regional

FILE PHOTO: FILE PHOTO: FILE PHOTO: Jose Antonio Kast, presidential candidate of the far-right Republican Party, waves to his supporters, following early results during the presidential election, in Santiago, Chile November 16, 2025. REUTERS/Rodrigo Garrido/File Photo/File Photo/File Photo
0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente Lula confirmou participação na cerimônia de transmissão do mandato de José Antonio Kast, no Chile, em 11 de março, em Valparaíso.
  • Valparaíso é a sede do Poder Legislativo chileno, local da posse.
  • Lula e Kast se reuniram no fim de janeiro, por mais de uma hora, às margens do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, na Cidade do Panamá.
  • O encontro destacou a intenção de ampliar a cooperação bilateral em infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo.
  • Também foi reforçada a importância da estabilidade regional, da segurança pública e de ações conjuntas de combate ao crime organizado.

O Ministério das Relações Exteriores confirmou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de transmissão do mandato no Chile, marcada para 11 de março. A solenidade ocorrerá em Valparaíso, cidade litorânea que sedia o Poder Legislativo chileno.

Lula participará da posse de José Antonio Kast, eleito presidente no fim de 2024, substituindo Gabriel Boric. A participação federal também reforça a relação bilateral entre Brasil e Chile.

No final de janeiro, Lula se reuniu com Kast por mais de uma hora, à margem do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, na Cidade do Panamá. Segundo o Planalto, o encontro ressaltou a importância de ampliar cooperação entre os dois países.

Contexto bilateral e agenda

Os dois lados apontaram como prioridade manter e aprofundar relações bilaterais, com foco em infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo. A reunião também enfatizou o interesse de ampliar cooperação técnica e econômica.

Além disso, ambas as autoridades discutiram estabilidade regional, segurança pública e ações conjuntas de combate ao crime organizado, destacando a importância de parcerias para enfrentar desafios comuns.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais