- O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, afirma que há 90% de chance de a US CLARITY Act ser aprovada até o fim de abril, fechando a zona regulatória cinzenta dos criptoativos.
- Há impulso em Washington após meses de atrasos no Senado, com governo buscando um acordo até a data de negociação de 1º de março para leis sobre stablecoins.
- Se o projeto for aprovado, instituições terão definições legais claras, abrindo espaço para entrada em mercados à vista de criptoativos em escala.
- A legislação definiria competências da Comissão de Comércio de Futuras (CFTC) e da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), além de apontar diretrizes para stablecoins.
- Termos técnicos em debate incluem incentivos de yield para plataformas de stablecoins; enquanto isso, a Ripple já investiu recursos para fortalecer infraestrutura de custódia e tesouraria.
Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, afirmou haver 90% de chance de a US Clarity Act ser aprovada até o fim de abril. O avanço seria em Washington, após meses de atraso no Senado, segundo o executivo. A derrota poderia fechar a zona cinzenta regulatória.
A proposta, conhecida como Digital Asset Market Clarity Act, já passou pela Câmara em julho de 2025 por 294 a 134 votos, mas ficou emperrada no Senado por disputas de jurisdição. Agora, novos encontros ajudam a destravar o processo, diz a Ripple.
Panorama político e regulatório
Fontes na indústria destacam que a Casa deve concluir negociações até 1º de março, com o governo buscando um acordo sobre as provisões de stablecoins. Caso o projeto avance, ficará definido o papel da CFTC e da SEC.
A direção regulatória é vista como um obstáculo para grandes operações institucionais. Reguladores sinalizam coordenação entre estruturas, sob o rótulo “Project Crypto”, para alinhar supervisão e regras.
Implicações para XRP e o mercado
XRP não é considerado título em decisão judicial já obtida pela Ripple, mas a lei federal consolidaria esse status. A claridade regulatória pode abrir portas para entrada corporativa em grande escala, incluindo pagamentos transfronteiriços.
A Ripple tem investido cerca de US$ 3 bilhões desde 2023 em aquisições para fortalecer custódia e infraestrutura de tesouraria, movendo-se para um ambiente com maior previsibilidade regulatória.
Entre na conversa da comunidade