Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula envia Janja a evento na Itália com custeio integral do governo

Primeira-dama viaja a Roma para a Semana da Nutrição 2026; governo paga diárias e deslocamento entre 25 e 28 de maio, a convite do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Janja participará da Semana da Nutrição 2026, em Roma, com todas as despesas custeadas pelo governo federal. (Foto: Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
0:00
Carregando...
0:00
  • Rosângela Lula da Silva, a Janja, foi designada para participar da Semana da Nutrição 2026 em Roma, de 25 a 28 de maio, com custos da viagem pagos pelo governo brasileiro.
  • O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (25).
  • Ela foi convidada para o evento pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
  • A Semana da Nutrição é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela UN Nutrition, reunindo especialistas para debater segurança alimentar.
  • Em outubro de 2025, Janja já representou o presidente no Fórum Mundial da Alimentação em Roma, participação viabilizada pela ampliação de poderes da primeira-dama pelo Decreto 12.604.

A primeira-dama Rosângela Janja Lula da Silva viajará a Roma, na Itália, para representar o governo brasileiro na Semana da Nutrição 2026, entre 25 e 28 de maio. A participação ocorre a convite do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O governo federal arcará com todos os custos da viagem, incluindo diárias e deslocamento. O decreto que autoriza a viagem foi assinado por Lula na sexta-feira, 22 de maio, e publicado no Diário Oficial da União nesta segunda, 25 de maio.

A Semana da Nutrição é promovida pela FAO e pela UN Nutrition, reunindo especialistas para debater segurança alimentar e estratégias de combate à fome. Janja já havia ido a Roma em outubro de 2025, para o Fórum Mundial da Alimentação.

Contexto e antecedentes

O Decreto 12.604, de 2025, ampliou poderes da primeira-dama, autorizando participação em eventos oficiais com ônus à Presidência. O novo decreto mantém a participação de Janja em encontros internacionais de relevância institucional.

O FNDE figura como convidante formal do evento, segundo o decreto publicado. A participação ocorre em meio a ações de política externa e de comunicação institucional do governo.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais