- Rosângela Lula da Silva, a Janja, foi designada para participar da Semana da Nutrição 2026 em Roma, de 25 a 28 de maio, com custos da viagem pagos pelo governo brasileiro.
- O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (25).
- Ela foi convidada para o evento pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
- A Semana da Nutrição é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela UN Nutrition, reunindo especialistas para debater segurança alimentar.
- Em outubro de 2025, Janja já representou o presidente no Fórum Mundial da Alimentação em Roma, participação viabilizada pela ampliação de poderes da primeira-dama pelo Decreto 12.604.
A primeira-dama Rosângela Janja Lula da Silva viajará a Roma, na Itália, para representar o governo brasileiro na Semana da Nutrição 2026, entre 25 e 28 de maio. A participação ocorre a convite do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O governo federal arcará com todos os custos da viagem, incluindo diárias e deslocamento. O decreto que autoriza a viagem foi assinado por Lula na sexta-feira, 22 de maio, e publicado no Diário Oficial da União nesta segunda, 25 de maio.
A Semana da Nutrição é promovida pela FAO e pela UN Nutrition, reunindo especialistas para debater segurança alimentar e estratégias de combate à fome. Janja já havia ido a Roma em outubro de 2025, para o Fórum Mundial da Alimentação.
Contexto e antecedentes
O Decreto 12.604, de 2025, ampliou poderes da primeira-dama, autorizando participação em eventos oficiais com ônus à Presidência. O novo decreto mantém a participação de Janja em encontros internacionais de relevância institucional.
O FNDE figura como convidante formal do evento, segundo o decreto publicado. A participação ocorre em meio a ações de política externa e de comunicação institucional do governo.
Entre na conversa da comunidade