- Raquel de Souza Lopes, cozinheira de 54 anos, foi presa no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, ao desembarcar após ser deportada dos Estados Unidos.
- Ela foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos e meio de prisão por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023.
- A prisão ocorreu após a quebra da tornozeleira eletrônica, que estava sob monitoramento desde a prisão domiciliar, em 2024, quando fugiu.
- O trajeto da fuga envolveu passagem pela América Latina, passando pelo Peru, Colômbia e México, até cruzar ilegalmente a fronteira com os Estados Unidos pelo Texas, em janeiro.
- Além de Raquel, a Polícia Federal prendeu quatro brasileiros ao desembarcar no Brasil, um procurado por homicídio qualificado, outro por posse ilegal de arma, o terceiro por homicídio e o quarto por furto.
Raquel de Souza Lopes, 54 anos, natural de Santa Catarina e cozinheira, foi presa pela Polícia Federal ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, na quinta-feira 5. Ela havia sido deportada dos Estados Unidos e respondia a condenação do STF por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023.
A prisão ocorreu após a chegada ao Brasil, em uma operação da PF que a encaminhou ao sistema prisional. A mulher cumpria prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira eletrônica, que foi rompido em 2024 e, desde então, ela passou a fugir.
Segundo a Polícia Federal, Raquel iniciou uma rota pela América Latina após a evasão: entrou no Peru, seguiu para a Colômbia, passou pelo México e, em janeiro, cruzou ilegalmente a fronteira com os EUA pelo Texas.
A PF informou ainda que, ao desembarcar no Brasil, Raquel foi detida pela Polícia de Imigração e Alfândega (ICE) e deportada. Ela permanece sob custódia da PF até a conclusão de procedimentos penais locais.
Além dela, a PF prendeu outros quatro brasileiros ao desembarque no Brasil. Um dos detidos era procurado por homicídio qualificado, outro por posse ilegal de arma de fogo, o terceiro por homicídio e o quarto por furto.
Entre na conversa da comunidade