- O Museu Britânico adquiriu o Tudor Heart por £ 3,5 milhões, após campanha de arrecadação de quatro meses.
- A arrecadação contou com £ 1,75 milhão do National Heritage Memorial Fund e doações de mais de 45 mil pessoas.
- O pingente foi encontrado em 2019 por Charlie Clarke, em Warwickshire, e registrado sob a Treasure Act de 1996.
- A peça é decorada com a rosa Tudor e o rombo de romã na frente; no verso, aparecem as letras “H” e “K” unidas por fio branco.
- A curadora Rachel King destaca seu valor artístico e histórico, sugerindo que pode ter sido feito para um torneio de casamento envolvendo Mary, filha de Henrique VIII, e o herdeiro francês. A peça pode ainda “revelar muito” sobre seu contexto histórico, com estudos científicos adicionais previstos após a oficialização.
O British Museum anunciou a aquisição de Tudor Heart, um pingente dourado avaliado em £3,5 milhões, após uma campanha de arrecadação de quatro meses iniciada em outubro. A aquisição conta com apoio público e institucional para manter o objeto no país.
O pingente foi encontrado em 2019 por Charlie Clarke, um caçador de tesouros amador, em um campo em Warwickshire. O achado foi registrado sob a Treasure Act de 1996, que concede aos museus prioridade na aquisição de possíveis tesouros.
Na frente do pingente aparecem a rosa Tudor vermelha e branca entre um pomar, símbolos associados ao rei Henrique VIII e a Katherine de Aragão. No verso estão as iniciais H e K unidas por um fio branco; na base surge a inscrição TOVS IORS, possivelmente um jogo de palavras em francês.
O conjunto inclui ainda uma corrente de ouro com um fecho em forma de punho. Pesquisadores acreditam que o objeto pode ter sido produzido para um torneio relacionado ao casamento da filha de Henrique e Katherine, Mary, com o herdeiro francês, em 1518.
Para a curadora Rachel King, a peça é única, pois não existe outra em tamanho e complexidade associada a Henrique VIII. A peça também amplia a visão sobre Katherine de Aragão, personagem pouco destacada em museus britânicos.
O esforço de arrecadação contou com a colaboração de mais de 45 mil indivíduos e de grandes doadores. A National Heritage Memorial Fund contribuiu com £1,75 milhão, marcando seu 45º aniversário. Outras contribuições passaram de £900 mil, entre fundos e instituições, além do apoio popular.
O diretor do British Museum, Nicholas Cullinan, afirmou que a campanha mostra o poder da história para inspirar o público e que o Tudor Heart poderá viajar pelo Reino Unido no futuro, após a aceitação formal no acervo do museu.
Ainda não há data para a entrada oficial no acervo; após a accession, deverão ocorrer estudos científicos adicionais para entender melhor sua história e origem.
Entre na conversa da comunidade