- Circulam redes sociais imagens alegando mostrar Zohran Mamdani, prefeito de Nova York, e Mira Nair ao lado de Jeffrey Epstein; as imagens são falsas e foram criadas com IA do Google.
- As três fotos foram publicadas no X no sábado, um dia após o Departamento de Justiça divulgar mais de três milhões de páginas dos arquivos do caso Epstein.
- O Satirical detector SynthID do Google identificou marca d’água indicando que o conteúdo foi produzido com IA do Google.
- A busca reversa no Google Lens mostrou que as imagens foram publicadas originalmente por uma conta de paródias no X, associada a memes e conteúdo fabricado com IA.
- Nos posts, aparecem outras figuras públicas citadas nos arquivos, como Bill Clinton, Bill Gates, Jeff Bezos e Ghislaine Maxwell, mas as imagens continuam falsas.
Foi divulgado que imagens que circulam nas redes sociais não mostram o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, e a sua mãe, Mira Nair, ao lado do ex-bisbilionário Jeffrey Epstein. As fotos são falsas e teriam sido criadas com inteligência artificial.
As imagens surgiram no X (antigo Twitter) no fim de semana seguinte à divulgação de novos arquivos do caso Epstein. O conteúdo mostra Mamdani e Mira Nair em composições com Epstein e outras personalidades citadas nos documentos. Desinformação foi identificada pela verificação de IA.
Segundo o verificador Fato ou Fake, as imagens foram produzidas com a IA do Google. O SynthID detecta marcas d’água próprias de conteúdos gerados por IA, ainda que imperceptíveis a olho nu. A verificação também apontou origem das imagens em uma conta de paródias.
A análise apontou ainda que as imagens foram publicadas pela primeira vez por perfil de memes no X, com descrições que sugerem manipulação e uso de IA. A equipe de checagem reforça que não há qualquer evidência que comprove a participação de Mamdani ou de Mira Nair nesses registros.
Entre na conversa da comunidade