Em Alta NotíciasFutebolPolíticaAcontecimentos internacionaisEsportes

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Peru nomeia Jose Balcazar presidente interino após destituição de Jeri

Peru designa Jose Balcazar como presidente interino e chefe do Congresso, após a destituição de Jose Jeri em crise política que antecede eleições de abril

Jose Maria Balcazar, a member of Peru's Congress, casts his vote as Congress holds a session to elect a new president following Jose Jeri's ousting over a scandal involving undisclosed meetings with a Chinese businessman, in Lima, Peru February 18, 2026.
0:00
Carregando...
0:00
  • O Congresso peruano elegeu Jose Balcazar como presidente interino do país e chefe do parlamento, em meio à crise política que levou à destituição do presidente anterior.
  • Balcazar assume o mandato interino até o fim do mandato atual, com eleição marcada para 12 de abril e eventual segundo turno em junho.
  • O ex-presidente Jose Jeri foi destituído após quatro meses no cargo por um escândalo envolvendo reuniões não divulgadas com um empresário chinês.
  • A escolha de Balcazar ocorreu após nenhuma das quatro candidatas obter maioria simples em sessão marcada por tumultos.
  • O Peru é o terceiro maior produtor mundial de cobre e busca estabilidade econômica e política após anos de mudanças de governo.

Peru escolheu Jose Balcazar como presidente interino nesta quarta-feira, em meio a uma crise política que levou à saída do presidente Jose Jeri após apenas quatro meses no cargo. Balcazar também passa a comandar o Congresso, em uma semana decisiva para as eleições gerais previstas para abril.

A Câmara votou na terça pela destituição de Jeri após o escândalo envolvendo encontros não divulgados com um empresário chinês. Na manhã seguinte, Balcazar foi empossado como chefe do Congresso e, em convenção plenária, foi eleito para a presidência interina do país.

O mandato de Balcazar é curto e ocorre a menos de dois meses das eleições de 12 de abril, com potencial segundo turno em junho. Ele ficará no cargo até 28 de julho, data prevista para a posse do presidente eleito.

Contexto político

Desde 2018 o Peru vivencia uma sequência rápida de mudanças de governo, com o Congresso frequentemente enfrentando o Executivo e um sistema partidário fragmentado. O país é o terceiro maior produtor de cobre do mundo e tem uma economia resiliente a choques políticos, com inflação relativamente baixa no ano passado.

Desafios à frente

Balcazar enfrentará um mandato estreito para estabilizar mercados, manter a ordem pública e conduzir eleições críveis. Analistas ressaltam que novas mudanças presidenciais em curto intervalo agravariam a crise institucional já existente.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais