Em Alta NotíciasPolíticaFutebolAcontecimentos internacionaisEsportes

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Renderizações revelam visão detalhada do Salão da Casa Branca de Trump

Renderings mais detalhadas revelam salão de baile de US$ 400 milhões na East Wing da Casa Branca, com audiência da NCPC prevista e financiamento privado

Demolition work continues where the East Wing once stood at the White House on 8 December 2025 in Washington.
0:00
Carregando...
0:00
  • Renderizações mais detalhadas mostram a proposta de salão de aproximadamente $400 milhões na Casa Branca, com área de cerca de 90,000 sq ft, alinhado à mansão.
  • As imagens foram apresentadas pelos arquitetos e divulgadas pela National Capital Planning Commission (NCPC), com audiência marcada para 5 de março.
  • O projeto é financiado por doadores privados e grandes empresas, incluindo Meta, Apple, Amazon, Lockheed Martin, Microsoft, Palantir, Google e Comcast.
  • A demolição do East Wing, iniciada em outubro, gerou controvérsia e ações legais; autoridades alegaram que não houve revisão necessária em alguns momentos.
  • Em dezembro, o arquiteto foi substituído; Shalom Baranes Associates ficou responsável pelo projeto.

Os novos renderings do projeto de expansão da Casa Branca mostram o que deve ser o salão de festas de cerca de 90 mil pés quadrados, no valor estimado de 400 milhões de dólares, para o East Wing. As imagens, apresentadas pelos arquitetos e divulgadas pela NCPC, trazem diferentes ângulos do complexo proposto, que fica alinhado com o palácio presidencial.

Os materiais, em um documento de 28 páginas intitulado East Wing Modernization, são datados de 11 de fevereiro e foram enviados antes da audiência prevista para 5 de março pela NCPC. A reunião deve discutir a viabilidade e o cronograma do projeto. A obra é apresentada como extensão visível da Mansão da Casa Branca.

Trump tem nomeado aliados para compor a NCPC e instalou fiéis na Commission of Fine Arts, que também avaliará o salão. Segundo reportagens, as renderizações foram removidas do site da NCPC pouco depois de serem publicadas, e a comissão não se pronunciou sobre o fato.

O projeto de reforma já ocupou manchetes desde o início. Em outubro de 2025, a demolição da East Wing, para abrir espaço para o salão, gerou reação pública, com as autoridades da Casa Branca afirmando que a demolição não exigia aprovação da comissão e que os planos seriam apresentados aos órgãos competentes.

Também em dezembro de 2025, a National Trust for Historic Preservation moveu uma ação federal para interromper a construção, argumentando a violação de leis por remover partes da fachada sem análise adequada. Na mesma época, houve mudança de arquiteto, substituído pela Shalom Baranes Associates para liderar o projeto.

O orçamento mais recente para o salão está estimado em 400 milhões de dólares. O financiamento vem de doadores privados e grandes empresas, incluindo Meta, Apple, Amazon, Lockheed Martin, Microsoft, Palantir, Google e Comcast. Dois renderings foram divulgados pelo ex-presidente Donald Trump em suas redes sociais.

Em nota de 5 de fevereiro, o diretor do White House Office of Administration defendeu a demolição da East Wing, afirmando ter sido adotada a solução mais eficaz para questões históricas e de risco a longo prazo. O texto indica preservação de itens históricos, como vitrais, sala de cinema e painéis de madeira, entre outros.

O administrador destacou que itens preservados devem ser incorporados ao novo formato, mantendo fidúcias históricas. Além do salão, o documento cita planos para melhoria da experiência de visitas, incluindo áreas próximas à Lafayette Park, Sherman Park, First Division Park e o Ellipse, bem como a criação de um centro de checagem de segurança de visitantes mais eficiente.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais