- O deputado Ro Khanna e o republicano Thomas Massie compeliram o Departamento de Justiça a divulgar nomes já ocultos de seis homens ricos que, segundo eles, estariam “provavelmente incriminados” nos arquivos de Jeffrey Epstein.
- Os nomes divulgados são: Leslie Wexner, fundador da Victoria’s Secret; Sultan Ahmed bin Sulayem, CEO da DP World; e mais quatro identificados como Nicola Caputo, Salvatore Nuara, Zurab Mikeladze e Leonic Leonov.
- Khanna afirmou que, se encontraram esses nomes em poucas horas, há muitos outros nos três milhões de arquivos que permanecem cobertos.
- Uma grande value de Washington também informou que uma grande avançada de de DOJ não indiciou seis legisladores democratas que participaram de um vídeo pedindo que tropas resistam a ordens ilegais; entre eles estavam Elissa Slotkin, Mark Kelly, Jason Crow, Chris Deluzio, Maggie Goodlander e Chrissy Houlahan.
- Em outros assuntos, Kalshi atingiu mais de um bilhão de dólares em volume de negociações no dia do Super Bowl.
Dois membros do Congresso dos EUA adiantaram a divulgação de nomes não revelados em documentos sobre Jeffrey Epstein. O democrata Ro Khanna e o republicano Thomas Massie pressionaram o Departamento de Justiça a tornar públicos seis nomes de pessoas ricas que, segundo eles, estariam “provavelmente incriminadas” nos arquivos relacionados ao caso Epstein. A leitura ocorreu na Câmara, protegida pela cláusula de discurso e debate da Constituição.
Khanna afirmou que, se já foi possível encontrar seis nomes em poucas horas, há potencial para revelar mais pessoas envolvidas nos milhares de documentos. A divulgação acontece após pressionar autoridades para obedecer aos critérios legais de transparência pública.
Epsteinações e desdobramentos
Entre os nomes sem divulgação anterior estão Leslie Wexner, fundador da Victoria’s Secret, e Sultan Ahmed bin Sulayem, CEO da DP World e bilionário de Emirados Árabes, além de quatro outros identificados como Nicola Caputo, Salvatore Nuara, Zurab Mikeladze e Leonic Leonov. A lista, segundo Khanna, revela omissões relevantes.
Khanna comentou que a pergunta central é por que levou tempo para que essas identidades viessem a público. Ele sugeriu que há um esforço para encobrir atividades contidas em mais de 3 milhões de arquivos guardados pelo tribunal.
Outros destaques do dia
Conforme o governo federal, a investida contra seis democratas que participaram de um vídeo pedindo que militares se recusassem a obedecer ordens ilegais não resultou em indiciamento. A ação ocorreu em Washington, envolvendo parlamentares com histórico militar e de inteligência. O caso gerou críticas a autoridades, com reação de membros do Congresso e da imprensa.
Atualizações em curso
O governo mantém a atenção em ocorrências de segurança pública. Da mesma forma, a imprensa acompanha investigações, decisões judiciais e eventuais desdobramentos envolvendo autoridades e políticos, com decisões que afetam o equilíbrio entre transparência e confidencialidade.
Outros reports do dia
Fontes oficiais divulgaram imagens recentes de uma perseguição investigativa e de incidentes diferentes em nível internacional, incluindo situações de busca, tragédias marítimas no Mediterrâneo e desdobramentos políticos na região. Em paralelo, o mercado de previsões online registrou volumes expressivos durante grandes eventos esportivos.
Nota de contexto
O noticiário também traz relatos sobre políticas governamentais, decisões judiciais e debates sobre regulação econômica e ambiental, com foco em fatos verificáveis e sem opiniões pessoais. As informações são atualizadas com base em fontes oficiais e veículos de referência.
Entre na conversa da comunidade