Em Alta NotíciasFutebolPolíticaAcontecimentos internacionaisConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Irã afirma que negociações nucleares mediram a seriedade dos EUA

O Irã afirma que as negociações nucleares com os Estados Unidos mediram a seriedade de Washington e sinalizaram consenso para seguir na via diplomática

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Secretary of the National Security Council, Ali Larijani is welcomed by the Minister of the Royal Office in the Sultanate of Oman, Sultan bin Mohammed al Numani, upon his arrival in Muscat, Oman, February 10, 2026. Iran's National Security Council/WANA (West Asia News Agency)/Handout via REUTERS
0:00
Carregando...
0:00
  • O porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã disse que as negociações nucleares com os Estados Unidos em Omã permitiram avaliar a seriedade de Washington e houve consenso para seguir na via diplomática.
  • As conversas entre diplomatas norte-americanos e iranianos ocorreram com mediação omanense na semana passada, em meio a tensões regionais.
  • Baghaei afirmou que a viagem de Ali Larijani, assessor do líder supremo, a Omã nesta terça-feira foi para dar continuidade às consultas regionais, com próximo destino a Qatar.
  • Sobre a possível viagem do primeiro-ministro israeli a Washington, Baghaei disse que os EUA devem agir de forma independente de pressões externas, especialmente de Israel, que não devem ignorar os interesses da região.

O Irã afirmou que as negociações nucleares com os Estados Unidos serviram para medir a seriedade de Washington e indicaram consenso suficiente para seguir no eixo diplomático. As informações foram divulgadas pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira.

As negociações ocorreram na semana passada, em Omã, mediadas por diplomatas oli. O objetivo era revitalizar o diálogo entre as partes após sinais de tensão na região, com o posicionamento naval dos EUA aumentando preocupações de ações militares.

Segundo Baghaei, o encontro em Mascate foi breve e teve a finalidade de avaliar a seriedade do outro lado e definir como seguir adiante. Também informou que Ali Larijani, assessor do Líder Supremo, fez uma viagem previamente agendada a Omã para dar prosseguimento às consultas regionais e que, em seguida, Larijani viajará ao Catar.

Desdobramentos diplomáticos

Baghaei mencionou ainda a preparação para uma visita de Ali Larijani ao Catar, como continuidade do contato regional. Sobre a visita esperada do primeiro-ministro israelense a Washington, ele afirmou que os EUA devem agir de forma independente de pressões externas, inclusive de Israel, para proteger os interesses da região.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais