Em Alta NotíciasFutebolPolíticaAcontecimentos internacionaisConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Administração Trump retira bandeira Pride do Monumento Nacional Stonewall

Administração Trump retira bandeira do orgulho do Monumento Nacional Stonewall, em Nova York, gerando críticas de lideranças locais e protestos planejados

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
A Pride flag is seen outside Stonewall national monument during the New York City Pride parade on 26 June 2022.
0:00
Carregando...
0:00
  • A bandeira do orgulho LGBTQ+ foi removida do Stonewall National Monument, em Nova York, após um memorando de 21 de janeiro do Departamento do Interior.
  • O memorando orienta gestores de parques a permitir apenas bandeiras oficiais, da agência ou POW/MIA, com exceção de faixas que deem contexto histórico.
  • O presidente do conselho municipal de Manhattan, Brad Hoylman-Sigal, afirmou que a bandeira será erguida novamente e que não se pode apagar a história.
  • Líderes do Senado e da cidade, como Chuck Schumer e Julie Menin, denunciaram a ação e pediram a devolução da bandeira; protesto já está programado para a noite de terça-feira.
  • O Stonewall foi designado monumento nacional em dois mil e dezesseis; desde então houve controvérsias sobre exibição de bandeiras durante o Pride Month.

O governo dos Estados Unidos, na gestão de Donald Trump, removeu uma grande bandeira do orgulho do Stonewall National Monument, em Nova York. A ação ocorreu no fim de semana de 7 de fevereiro, após um memorando de 21 de janeiro do Departamento do Interior. A retirada é associada a orientações sobre o uso de bandeiras não institucionais em locais de patrimônio.

O monumento de Stonewall relembra os motins de junho de 1969, que marcaram o nascimento do movimento LGBTQ+. A retirada ocorreu no período em que o governo federal tem promovido revisões em iniciativas de diversidade e na linha de reinterpretação de parte da história mantida em parques nacionais.

Política de exibição de bandeiras

Um memorando do Interior estabelece que apenas bandeiras específicas, como a dos EUA, a da agência e a POW/MIA, podem aparecer em locais sob gestão federal, com exceção de bandeiras que ofereçam contexto histórico. O documento afirma que os mastros não funcionam como espaço de expressão pública, apenas para sinalizar o posicionamento oficial do governo.

O Departamento do Interior afirmou que a orientação recente busca aplicar uma política de longa data de forma uniforme em sites administrados pelo Serviço Nacional de Parques. Em resposta, autoridades locais destacaram o histórico de Stonewall como marco de direitos civis.

Reações e desdobramentos

Brad Hoylman-Sigal, presidente do conselho do município de Manhattan, disse que a bandeira será içada novamente e informou a retirada ao governo federal. O líder do Senado, Chuck Schumer, classificou a medida como inadequada e prometeu repará-la.

A um lado, políticos locais e nacionais pedem restituição da bandeira e organizam protestos. O Stonewall Inn, operador privado ligado ao memorial, descreveu a retirada como um ataque à história do parque. O movimento continua buscando esclarecer futuras exibições históricas no local.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais