- Famílias de Bianca Jones e Holly Morton-Bowles, ambas com 19 anos, dizem ter ficado chocadas com a decisão do tribunal, que multou os funcionários do Nana backpackers hostel em 185 dólares e aplicou sentença suspensa por destruir evidências após intoxicação por metanol em Laos.
- As mortes ocorreram após uma noite no Nana backpackers, em Vang Vieng, Laos, em novembro de 2024, envolvendo oito turistas.
- A notícia sobre as multas veio mais de um ano após o caso, gerando frustração aos familiares, que não receberam informações oficiais sobre o andamento do processo.
- O Departamento de Assuntos Exteriores e Comércio da Austrália pediu ao governo laosiano que represente adequadamente as famílias, após reconhecer falhas na comunicação.
- A ministra australiana das Relações Exteriores, Penny Wong, afirmou que continuará cobrando responsabilidade e apoio às famílias, enquanto Laos diz buscar justiça segundo a lei.
Os pais de Bianca Jones e Holly Morton-Bowles, ambas de 19 anos, afirmam ter ficado atônitos com a notícia de que os trabalhadores do Nana Backpackers hostel, em Vang Vieng, Laos, foram multados em 185 dólares cada um. As jovens morreram após consumo de álcool com metanol, em novembro de 2024.
Ao menos dez pessoas ligadas ao albergue enfrentaram o tribunal em janeiro, receberam multa de 185 dólares e uma sentença suspensa por destruir evidências. Os familiares disseram ter sido surpreendidos pela movimentação judicial.
O Departamento de Relações Exteriores e Comércio da Austrália confirmou que as acusações de destruição de evidências estão vinculadas à morte de uma turista norte-americana, não aos casos de Bianca e Holly. O governo informou que se desculpou por não manter as famílias informadas.
Reação institucional e apelo das famílias
O ministro das Relações Exteriores, Penny Wong, disse ter deixado claro ao Lao que se espera total responsabilização, com acusações proporcionais à gravidade do ocorrido. A família de Holly e Bianca continuará recebendo apoio do governo australiano.
O governo lao havia prometido levar os responsáveis à justiça conforme a lei. As famílias, no entanto, pedem que o caso seja tratado com a devida gravidade e que haja amplo acompanhamento das causas das mortes.
Entre na conversa da comunidade