Em Alta NotíciasFutebolAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Coalizão de oposição australiana se reúne após racha sobre leis de ódio

A coalizão de oposição australiana se reúne após ruptura sobre leis de discurso de ódio, com o Partido Liberal e o Partido Nacional reafirmando unidade e foco no futuro

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Leader of the Opposition Sussan Ley visits the bridge as the crime scene was reopened following the mass shooting at Bondi Beach on Sunday, in Sydney, Australia, December 19, 2025.
0:00
Carregando...
0:00
  • A coalizão de oposição australiana se reuniu após a separação do Partido Nacional no mês passado, causada pela decisão de apoiar leis de discurso de ódio propostas pelo governo.
  • A reunião, anunciada por Sussan Ley (líder do Partido Liberal) e David Littleproud (líder do Partido Nacional), ocorreu durante uma conferência em Canberra.
  • As leis anti-ódio foram aprovadas pelo parlamento e apoiadas pelos liberais, embora alguns senadores do Nacional tenham se oposto.
  • A cisão foi a segunda em menos de um ano e ocorreu após o Massacre de Bondi, que inspirou as novas medidas.
  • A coalizão tenta olhar para o futuro, enfatizando a cooperação entre as áreas urbanas (Liberal) e rurais (National).

A oposição conservadora da Austrália voltou a operar unida neste domingo, em Canberra, após uma ruptura ocorrida no mês passado. O Nacional rompeu ligas com o Liberal sobre a decisão de apoiar leis de discurso de ódio propostas pelo governo. A coalizão se reuniu para olhar para o futuro.

A cisão ocorreu após o parlamento aprovar as leis anti-ódio do governo trabalhista, em resposta ao massacre de Bondi. Os liberais apoiaram as medidas, enquanto alguns senadores do Nacional se opuseram, indicando desgaste interno. A coalizão, porém, busca estabilizar sua frente.

Sussan Ley, líder liberal, e David Littleproud, líder nacional, defenderam a reaproximação em coletiva de imprensa televisionada. O objetivo é manter a parceria histórica entre os partidos, que historicamente representa áreas urbanas e rurais.

O ambiente político recente também pressionou a coalizão por conta de o Partido One Nation, de Pauline Hanson, ter ganhado força em pesquisas. Além disso, o Liberal perdeu assentos no pleito federal do ano passado, vencido pelo Labor.

Contexto: a reaprovação da aliança ocorre em meio a disputas internas e ao cenário eleitoral, com o objetivo de apresentar uma frente unida diante de temas centrais para o eleitorado. A Reuters acompanhou o pronunciamento. Fonte: Reuters.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais