Em Alta NotíciasFutebolAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Desinformação pró-Rússia liga Macron a Epstein, diz governo francês

Disinformação pró-Rússia liga Macron a Epstein; site falso e vídeo divulgado no X visam desestabilizar o governo francês

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
French President Macron at the Elysee Palace in Paris
0:00
Carregando...
0:00
  • França identifica campanha de desinformação pró-Rússia que liga o presidente Emmanuel Macron ao ex‑operador sexual Jeffrey Epstein, com uso de capturas de tela de e-mails falsos.
  • A operação teria adotado táticas semelhantes às apresentadas pelo grupo Storm-1516, apontado por autoridades dos EUA como disseminador de desinformação.
  • Os conteúdos falsos diziam, entre outras coisas, que Macron hospedou uma festa com menores, a partir de um suposto arquivo de Epstein.
  • A operação teve início em um site que imitava o jornal francês France-Soir e ganhou alcance por meio de um vídeo publicado na plataforma X, de propriedade de Elon Musk.
  • O Itamaraty francês, por meio de uma conta oficial no X, classificou a matéria como falsa; a página falsa foi removida após reclamação do France-Soir real.

A França desmontou uma campanha de desinformação pró-Rússia que ligava falsamente o presidente Emmanuel Macron ao falecido abusador Jeffrey Epstein. A operação foi identificada na sexta-feira por um serviço estatal responsável pela Vigilância e Proteção contra Interferência Digital Estrangeira. O objetivo seria distorcer a imagem de Macron no contexto político.

Segundo a fonte oficial, a operação utilizou táticas semelhantes às associadas ao grupo Storm-1516, conhecido por disseminar desinformação. O conteúdo incluiu capturas de tela de e-mails falsos, insinuando que Macron recebia convidados em uma festa com menores. As peças visavam consolidar a narrativa.

O material foi iniciado por um site que simulava ser o jornal francês France-Soir. O domínio falso publicou um texto acusando Macron de ligações com Epstein e ganhou repercussão com um vídeo divulgado no X, plataforma de Elon Musk. A França respondeu oficialmente por meio de um perfil do ministério das Relações Exteriores no X.

A página falsa acabou sendo tirada do ar após reclamação formal do verdadeiro France-Soir. No entanto, a Reuters verificou que o vídeo ainda era exibido em X e não houve resposta imediata da plataforma sobre a remoção. As informações iniciais indicam que várias contas ajudaram a amplificar o conteúdo.

A França já havia expressado preocupação com ações russas de descredibilização de Macron, sobretudo durante a campanha de 2017. Autoridades europeias alegam, de modo geral, que agentes pró-Moscou tentam destabilizar governos e enfraquecer a União Europeia; a Rússia nega as acusações, segundo o relatório.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais