- Três deputados chineses com vínculos nos setores de defesa foram removidos de seus cargos, anunciou a agência Xinhua.
- Eles atuavam nos ramos de defesa, aeroespacial e nuclear; o governo não informou motivos nem se estavam sob investigação.
- A medida ocorre após o Conselho de Defesa anunciar, em 24 de janeiro, que investiga o General Zhang Youxia por supostas violações graves de disciplina e lei.
- Os deputados foram: Zhou Xinmin (ex-presidente da Aviation Industry Corp of China), Liu Cangli (pesquisador nuclear) e Luo Qi (engenheiro-chefe da China National Nuclear Corp).
- As demissões chegam um mês antes da sessão anual da Assembleia Popular Nacional, que marca o início de um novo ciclo quinquenal do Partido Comunista.
Three membros do parlamento chinês com ligação ao setor de defesa foram removidos de seus cargos, conforme informou a agência estatal Xinhua. A decisão ocorreu após o início de uma apuração sobre o general Zhang Youxia, segundo na hierarquia militar que atua como aliado próximo de Xi Jinping. Não há detalhes sobre as acusações nem se os deputados também eram investigados.
Zhou Xinmin, ex-presidente do conglomerado estatal Aviation Industry Corp of China (AVIC), Liu Cangli, pesquisador de armas nucleares, e Luo Qi, engenheiro-chefe da China National Nuclear Corp, foram destituídos. As províncias responsáveis pelas demissões não responderam a pedidos de comentário.
A China, sob a agenda de combate à corrupção anunciada pelo governo, confirmou a apuração de Zhang Youxia em 24 de janeiro. Zhang, visto como aliado de Xi, ocupa posição de alto escalão na liderança militar, e a investigação ocorre em meio aos esforços oficiais de modernização das Forças Armadas.
Contexto e desdobramentos
As dispensas ocorrem a menos de um mês da abertura da sessão anual da Assembleia Popular Nacional, marco da programação quinquenal do Partido Comunista. A meta de Xi é a modernização total das forças armadas até 2035, objetivo que o Departamento de Defesa dos EUA avalia como desafiado por eventuais entraves internos.
Zhou Xinmin já foi presidente da AVIC em 2024, e a empresa comunicou, por meio de redes sociais, que discute temas de integridade interna. Anteriormente, o executivo também ocupou cargo relevante na COMAC, fabricante de aeronaves civis e militares sediada em Xangai.
Liu Cangli conduziu pesquisas na área de física de armas nucleares entre 2015 e 2024, conforme biografia disponível pela China Society of Theoretical and Applied Mechanics. Luo Qi atua como engenheiro-chefe na CNNC, estatal dedicada ao setor nuclear.
Entre na conversa da comunidade