Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Democratas da Geórgia pedem apuração sobre presença de Gabbard em Fulton County

Democratas da Geórgia pedem apuração sobre a presença de Tulsi Gabbard na operação do FBI que apreendeu quase setecentos caixas de documentos de 2020 em Fulton County

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Tulsi Gabbard attends a cabinet meeting at the White House on 2 December 2025.
0:00
Carregando...
0:00
  • Legisladores democratas da Geórgia enviaram uma carta ao procurador-geral dos EUA questionando a presença de Tulsi Gabbard no local da apreensão de documentos eleitorais de 2020 em Fulton County.
  • A carta, assinada pelo senador Raphael Warnock e pelas representantes Lucy McBath e Nikema Williams, questiona se há uma ligação com uma possível inteligência estrangeira que exigiria briefing imediato ao Congresso; o pedido de briefing ao Departamento de Justiça seria até 13 de fevereiro de 2026.
  • Williams atua na subcomissão de supervisão e investigações da Câmara; McBath é a maior membro da subcomissão de crime e vigilância federal; ambas representam parte de Fulton County.
  • A carta ocorre após o FBI cumprir mandado de busca na secretaria eleitoral do condado em 28 de janeiro, para apreender quase 700 caixas de documentação de 2020.
  • Os legisladores mencionam a apresentação do mandado pelo procurador dos EUA do distrito leste de Missouri e citam a demissão do chefe da polícia especial do FBI em Atlanta após questionamentos sobre a operação.

A bancada democrata da Geórgia encaminhou hoje uma carta ao procurador-geral dos EUA, Pam Bondi, solicitando apuração sobre a presença de Tulsi Gabbard, diretora de inteligência nacional, no local da apreensão realizada pelo FBI na prefeitura de Fulton, referente a documentos eleitorais de 2020. A ação ocorreu na semana passada, durante uma busca criminal por evidências.

Os parlamentares questionam se houve ligação com uma possível rede de inteligência estrangeira, o que exigiria um briefing imediato ao Congresso. O pedido de esclarecimento foi enviado por meio de uma correspondência formal que solicita um briefing do Departamento de Justiça até 13 de fevereiro de 2026.

A carta é assinada pelo senador Raphael Warnock, pela representante Lucy McBath e pela representante Nikema Williams, todos representantes de parte do Fulton County. McBath preside o subcomitê da Câmara sobre crimes e vigilância federal; Williams atua no subcomitê de supervisão.

O FBI realizou a apreensão em 28 de janeiro, no setor eleitoral de Fulton County, recolhendo quase 700 caixas de documentação de 2020. O documento ressalta que, de forma incomum, o mandado foi emitido pelo procurador dos EUA para o distrito leste de Missouri, e menciona a demissão do agente especial responsável de Atlanta, Paul Brown, após críticas à operação.

Além disso, os deputados manifestaram preocupação com as afirmações reiteradas de Donald Trump, de que as eleições de 2020 na Geórgia teriam sido fraudadas, reacendidas na última participação dele no Fórum Econômico Mundial, em Davos. O grupo enfatiza que alegações infundadas podem comprometer a confiança no processo eleitoral.

A correspondência também cita que o afastamento de um agente de alto escalão do FBI é um indicativo de tensões internas. Os democratas defendem transparência sobre a natureza da investigação e sobre possíveis nexos com a atividade de autoridades estrangeiras.

Contexto da solicitação

Os parlamentares reforçam a necessidade de esclarecer se houve qualquer vínculo com uma investigação externa a respeito de inteligência estrangeira. O texto solicita informações ao Departamento de Justiça para entender o que motivou a presença de Gabbard no local e qual o papel atribuído a ela na operação.

Desdobramentos esperados

A decisão de Bondi e o andamento da apuração podem influenciar a percepção pública sobre a condução de investigações federais. Não há até o momento confirmação de novas diligências ou desdobramentos legais envolvendo os congressistas ou a própria Gabbard.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais