Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Ministro britânico afirma que visita à Etiópia terá foco na migração

Ministra britânica visita Etiópia para conter migração, com parcerias de empregos, cooperação policial e investimentos em energia; 17 milhões de libras em apoio social

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
British Foreign Secretary Yvette Cooper delivers a statement on Arctic Security, at the House of Commons in London, Britain, January 19, 2026.
0:00
Carregando...
0:00
  • Em viagem à Etiópia, a ministra britânica de Relações Exteriores vai concentrar esforços em medidas para conter o aumento de migrantes da região que tentam chegar ao Reino Unido.
  • Cooper afirmou que parcerias de criação de empregos na Etiópia devem dissuadir a saída de habitantes e que cooperação policial mais robusta é essencial para enfrentar redes de contrabando e acelerar retornos de migrantes sem direito a residência.
  • O governo britânico quer tratar os motores econômicos da migração ilegal e dos agrupamentos criminosos que lucram com o tráfico de pessoas, incluindo novas parcerias para ampliar o comércio e criar milhares de empregos no país.
  • A comitiva deve assinar um acordo com a Etiópia para avançar dois projetos de transmissão de energia liderados pela Gridworks, organização britânica de investimentos.
  • Também será anunciado um financiamento de 17 milhões de libras para combater violência contra mulheres e meninas, ajudar 68 mil crianças com desnutrição e apoiar projetos com pessoas deslocadas.

Britânicos dizem que visita à Etiópia terá foco na migração. O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, confirmada para segunda-feira, vai discutir medidas para reduzir o fluxo de migrantes do Chifre da África rumo ao Reino Unido.

Yvette Cooper afirmou que parcerias para criação de empregos devem desencorajar a saída do país e que a cooperação policial é essencial para enfrentar redes de contrabando e acelerar devoluções de migrantes sem direito de permanência.

Dados oficiais apontam que, nos últimos dois anos, cerca de 30% das travessias do Canal da Mancha em barcos vinham de nacionais da Etiópia, Eritreia, Somália e Sudão.

Parcerias e investimentos

Cooper deve assinar acordo com a Etiópia para dar andamento a dois projetos de transmissão de energia, liderados pela Gridworks, organização britânica de investimentos.

Ainda será anunciado um financiamento de 17 milhões de libras para combater violência contra mulheres e meninas, ajudar 68 mil crianças com malnutrição e apoiar iniciativas com pessoas deslocadas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais