- A Comissão Central de Inspeção Disciplina (CCID) informou que o ministro da gestão de emergências, Wang Xiangxi, é investigado por supostos “sérios desvios de disciplina e de lei” (corrupção).
- Wang, 63 anos, assumiu o cargo em julho de 2022; anteriormente foi presidente da estatal National Energy Investment Corp.
- É incomum um ministro em exercício passar por uma investigação formal.
- A apuração faz parte da campanha anticorrupção liderada por Xi Jinping, que já reuniu centenas de investigações contra altos funcionários.
- A CCID também informou investigação contra Sun Shaocheng, ex-secretário do Partido na região Autônoma da Mongólia Interior.
Wang Xiangxi, ministro da Gestão de Emergências da China, é alvo de investigação por supostos “violações graves de disciplina e da lei”, segundo a Comissão Central de Inspeção de Disciplina. O anúncio ocorre no contexto de uma ampla purga entre oficiais de alto nível.
A comissão não detalhou as acusações, que é incomum para um ministro em exercício. O governo mantém a investigação como parte da ofensiva anticorrupção iniciada por Xi Jinping nos últimos anos.
Wang, de 63 anos, assumiu o cargo em julho de 2022 após ter sido presidente da National Energy Investment Corp., empresa estatal de geração de energia. Ele participou nesta semana de uma reunião interna de cadetes segundo divulgação oficial.
Sun Shaocheng, ex-secretário do Partido na região autônoma da Mongólia Interior, também está sob investigação, conforme a mídia estatal China Daily. A divulgação acontece à medida que autoridades ampliam o escrutínio sobre liderança regional e empresarial.
A repressão anticorrupção, destacada por Xi neste mês, já registrou um recorde de 65 investigações de alto nível no ano anterior, com foco também em ex-líderes universitários e de estatais, segundo relatos. Investigadores continuam avaliando novas informações e desdobramentos.
Entre na conversa da comunidade