Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Bolsonaro tem novo pico de pressão e inicia tratamento da apneia, diz Carlos

Bolsonaro inicia tratamento para apneia do sono após novo pico de pressão; bloqueio do nervo frênico para soluços é realizado, sem cirurgia

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
Jair Bolsonaro iniciou tratamento para apneia
0:00
Carregando...
0:00
  • Carlos Bolsonaro informou no X que Jair Bolsonaro teve novo pico de pressão alta no início da madrugada e iniciou tratamento para apneia do sono.
  • O ex-presidente será submetido por volta das 14h a mais um bloqueio do nervo frênico para tratar a crise de soluços, com duração estimada de uma hora.
  • O procedimento anestesiar o nervo que controla o diafragma fica na região cervical e não envolve corte, ou seja, não é cirurgia.
  • A equipe médica já realizou o bloqueio do lado direito no sábado; hoje será o bloqueio do lado esquerdo, pois fazer os dois no mesmo dia é arriscado.
  • Houve nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na noite de sábado; quadro se estabilizou no domingo. O hospital DF Star ainda não divulgou novo boletim oficial hoje, com expectativa de esclarecimentos à tarde.

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve novo pico de pressão arterial no início da madrugada e iniciou tratamento para apneia do sono. A informação foi publicada por seu filho Carlos Bolsonaro em X (ex-Twitter). Acompanhando o quadro, ele deve passar por mais um procedimento para tratar a crise de soluços por volta das 14h.

Carlos Bolsonaro afirmou que a madrugada foi de preocupação com o pai e que os médicos intervieram para controlar a hipertensão. Em rede social, ele destacou que o tratamento para a apneia também foi iniciado, ressaltando a constante necessidade de acompanhamento médico.

A equipe médica já havia realizado, na semana passada, cirurgia para tratar hérnia. Hoje deve ocorrer o bloqueio do nervo frênico do lado esquerdo, após um bloqueio feito no lado direito no último sábado. O procedimento envolve anestesiar o nervo que controla o diafragma, sem corte.

Bloqueio do nervo frênico e evolução clínica

Segundo apuração do UOL, o novo bloqueio está previsto para cerca de 1 hora e deverá ocorrer no DF Star, hospital onde Bolsonaro está internado. A intervenção não é cirúrgica e busca reduzir os soluços persistentes.

O procedimento de bloqueio bilateral no mesmo dia é considerado arriscado, por isso a equipe optou por realizá-lo hoje. O pneumo-diafragma é controlado pelo nervo frênico, com atuação na região cervical.

O boletim médico divulgado anteriormente pelo hospital apontou nova crise de soluços e elevação da pressão na noite de sábado, com estabilização no dia seguinte. O hospital ainda não divulgou novo boletim hoje, e a imprensa aguarda esclarecimentos da equipe médica. Fonte: hospital DF Star e veículos que acompanharam o caso.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais