Em Alta NotíciasAcontecimentos internacionaisFutebolConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Presidente sul-coreano Lee nomeia legislador conservador ministro do Orçamento

Presidente sul-coreano nomeia ministra do Orçamento conservadora, alinhada à reforma que busca reduzir o poder do Ministério da Fazenda

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
South Korea's President Lee makes special address on anniversary of former President Yoon's failed martial law bid
0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente sul-coreano Lee Jae Myung nomeou Lee Hye-hoon, conservadora e ex-parlamentar da oposição United Future Party, como ministra do Orçamento.
  • Lee Hye-hoon afirmou que está alinhada com o objetivo do presidente de promover crescimento econômico e bem‑estar social.
  • A nomeação sustenta a reforma ministerial em curso, que busca reduzir o poder do Ministério da Fazenda no planejamento orçamentário.
  • Especialistas indicam que mudanças nas políticas de planejamento orçamentário podem elevar a dívida pública.
  • A indicação ocorre no contexto de um esforço do governo para reformar a estrutura ministerial.

O presidente sul-coreano Lee Jae Myung nomeou Lee Hye-hoon, uma colega conservadora e ex-parlamentar da oposição United Future Party, como ministra do Orçamento. A decisão foi anunciada por um porta-voz da Casa Azul durante um briefing no domingo.

Lee Hye-hoon afirmou que está alinhada com o objetivo do presidente de promover crescimento econômico e bem-estar social. A nomeação integra a reforma ministerial em curso, que busca reduzir o poder de planejamento orçamentário do Ministério da Fazenda.

O governo busca redefinir funções de ministérios, alegando excesso de poder na área financeira. Analistas, porém, alertam que mudanças podem acarretar aumento da dívida pública, dependendo de como as políticas forem implementadas.

Contexto da Reforma

A reforma mira descentralizar o planejamento orçamentário, transferindo competências que hoje cabem ao Ministério da Fazenda.

Especialistas destacam que o ajuste pode influenciar pressões fiscais e credibilidade macroeconômica, com impactos a médio prazo.

A nomeação ocorre em meio a debates sobre estratégias de crescimento e proteção social, com o governo dizendo que a mudança é necessária para ampliar resultados sociais.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais