Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolgeopolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Medida Provisória libera R$ 190 milhões para fortalecer a agricultura familiar

MP 1.325/2025 libera 190 milhões de reais para agricultura familiar; 30 milhões para promoção de comercialização e 160 milhões para abastecimento e estoques, conectando 526 produtores ao mercado institucional

Imagem do autor
Por Revisado por Luiz Cesar Pimentel
Medida Provisória libera R$ 190 milhões para fortalecer agricultura familiar
0:00 0:00
  • MP 1.325/2025, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, libera 190 milhões de reais para a agricultura familiar, sob gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
  • Do total, 30 milhões de reais destinam-se à promoção e ao fortalecimento da comercialização e do acesso a mercados para agricultores familiares e comunidades tradicionais.
  • Os 160 milhões de reais restantes vão para abastecimento, soberania alimentar e formação de estoques públicos.
  • A medida provisória já está em vigor e o dinheiro pode ser usado, mas depende da análise e aprovação do Congresso Nacional para virar lei.
  • O programa envolve 526 produtores conectados ao mercado institucional.

A medida provisória 1.325/2025 autorizou a liberação de 190 milhões de reais para a agricultura familiar, sob a gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O recurso visa promover e fortalecer o setor, conectando produtores ao mercado institucional.

Do total, 30 milhões destinam-se à promoção e fortalecimento da comercialização, do abastecimento e do acesso aos mercados para a agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais. Os 160 milhões restantes serão aplicados em abastecimento, soberania alimentar e formação de estoques públicos.

A MP já está em vigor e pode ser utilizada pelos órgãos competentes. Para virar lei, porém, precisa ser analisada e aprovada pelo Congresso Nacional.

Ainda segundo o governo, o programa envolve 526 produtores conectados ao mercado institucional, ampliando renda no campo e fortalecendo o protagonismo feminino no segmento.

Impacto e alcance

A medida aponta para maior integração de produtores ao ambiente institucional de compras públicas e privada, com ênfase em segurança alimentar e formação de estoques estratégicos. A gestão fica a cargo do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais