Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolgeopolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Messias busca apoio de Alcolumbre e enfrenta resistência no Senado

Messias busca aproximação com Alcolumbre para enfrentar resistência no Senado e viabilizar aprovação ao STF, oferecendo-se ao escrutínio constitucional

Imagem do autor
Por Revisado por Luiz Cesar Pimentel
Jorge Messias, advogado-geral da União. Foto: José Cruz/Agência Brasil
0:00 0:00
  • O advogado-geral da União, Jorge Messias, publicou nesta segunda-feira, 24, uma nota buscando aproximação com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para se colocar ao escrutínio constitucional como indicado ao STF pelo presidente Lula.
  • A mensagem é vista como movimento para reduzir a resistência no Senado, onde há avaliação de que Messias não obteria os 41 votos necessários.
  • Alcolumbre defendia que o eleito fosse Rodrigo Pacheco e informou que votará contra Messias, rompendo com o líder do governo.
  • Messias elogia o papel de Alcolumbre e diz que pretende ouvir as preocupações dos senadores, mantendo o diálogo.
  • O Planalto avalia que a aprovação exigirá intensa operação de convencimento e atuação institucional para promover a valorização da Justiça.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, publicou nesta segunda-feira 24 uma nota dirigida ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O objetivo é reduzir a resistência à sua indicação ao STF e manter o diálogo com o Congresso. A mensagem surge após semanas de tensão entre o governo e o Senado.

Alcolumbre tem mostrado resistência e, segundo avaliação no Senado, Messias dificilmente obteria os 41 votos necessários caso a votação ocorresse hoje. O gesto ocorre num contexto de impasse após o anúncio da indicação.

A relação entre Messias e Alcolumbre já foi marcada por momentos de afastamento, com o senador defendendo a indicação de Rodrigo Pacheco para a vaga. O novo texto do advogado-geral sinaliza intenção de dialogar com a Casa e ouvir as preocupações dos senadores.

Movimentação de aproximação

A nota elogia o papel do presidente do Senado e ressalta a relação com o Congresso durante a carreira de Messias. O texto afirma a disposição de ouvir parlamentares e buscar soluções institucionais que valorizem a política e a Justiça.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais