Em Alta NotíciasFutebolPolíticaBrasilEsportes

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Trump aprova declaração de emergência federal por derrame de esgoto no Potomac

Trump assina declaração de emergência para Potomac após ruptura de tubulação; FEMA atuará na limpeza, com riscos à saúde pública e às celebrações de 250 anos

Raw sewage pours into the historic Chesapeake and Ohio Canal in Cabin John, Maryland, 19 February.
0:00
Carregando...
0:00
  • Trump approved um decreto de emergência federal, permitindo à FEMA coordenar os esforços de ajuda em área afetada pelo rompimento do cano de esgoto no Potomac, ao norte de Washington, D.C.
  • Milhões de galões de esgoto cru continuam despejados no Potomac após a ruptura na tubulação Potomac Interceptor de 72in, desde o mês passado.
  • O Washington Post classifica o episódio como um dos maiores derramamentos de esgoto da história recente; a DC Water estimou que 243m galões vazaram antes da implementação de um desvio temporário.
  • A declaração de emergência prevê apoio para limpeza e recuperação em Washington, D.C., e áreas vizinhas de Maryland e Virgínia.
  • Autoridades locais disseram terem declarado emergência pública; as responsabilidades envolvendo DC Water, o estado e o governo federal seguem em disputa.

Donald Trump aprovou no sábado uma declaração de emergência federal relacionada a um rompimento de uma tubulação de esgoto que ameaça o Potomac, próximo a Washington, DC. A medida autoriza a FEMA a coordenar os esforços de resposta e assistência para reduzir o sofrimento da população, proteger a saúde pública e evitar maiores danos.

Milhões de galões de esgoto não tratado têm chegado ao Potomac desde o rompimento da tubulação interceptor de 72 polegadas, na região norte de Washington. A Washington Post aponta que esse volume configura um dos maiores derrames de esgoto já registrados no país.

Até agora, a empresa de água local DC Water informou que aproximadamente 243 milhões de galões de esgoto vazaram da linha de 54 milhas (87 km) antes de um desvio temporário ser instalado. Autoridades locais alertam para riscos à saúde e impactos em áreas ao longo do rio.

Impacto ambiental e resposta federal

O presidente autorizou a mobilização da FEMA para apoiar a limpeza e a recuperação em Washington, DC, e em áreas vizinhas de Maryland e Virginia. Em nova avaliação, o derramamento elevou preocupações sobre infraestrutura hídrica e a manutenção de serviços públicos.

Prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou emergência local e pediu apoio federal para aquisição de recursos e reparos. A situação já gerou advisories de uso recreativo e aumentou o monitoramento de bactérias, com recomendações para evitar contato direto com o rio.

Atribuições e disputas entre autoridades

Autoridades estaduais discutem responsabilidades pela origem do vazamento. O porta-voz do Departamento de Meio Ambiente de Maryland esclareceu que a DC Water opera o Potomac Interceptor, sob regulamentação federal. A BPA ambiental envolve o Serviço de Parques Nacionais, pois parte da tubulação fica em área sob proteção.

Governadores de Maryland e Virginia e o prefeito de DC também solicitaram ações adicionais para prevenir novos incidentes. O episódio levanta questionamentos sobre a manutenção de redes de saneamento próximas a áreas urbanas de grande visitantes e de patrimônio histórico.

Contexto de saúde pública

Foram detectados níveis perigosos de E. coli no Potomac, segundo autoridades locais. Organizações estaduais recomendam evitar atividades de contato com a água até que os rios estejam seguros. A situação também motivou avaliações de impacto ambiental em zonas adicionais ao longo da bacia hidrográfica.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais