- Irã emitiu NOTAM informando lançamentos de foguetes em áreas do sul do país nesta quinta, das 330 GMT às 1330 GMT.
- A notificação foi divulgada pelo site da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).
- Nesta semana, o Irã realizou exercícios navais no estreito de Hormuz e planeja um exercício naval conjunto com a Rússia na quinta.
- As ações ocorrem em meio a tensões elevadas com os EUA, que enviaram navios de guerra próximos ao Irã; o vice-presidente dos EUA, JD Vance, disse que Washington avalia manter ou ajustar o engajamento diplomático.
- O sistema NOTAM oferece avisos de segurança críticos a pilotos, tripulações e usuários do espaço aéreo.
DUBAI, 18 de fev. — O Irã emitiu um NOTAM (notice to airmen) anunciando planos de lançamentos de foguetes em áreas no sul do país nesta quinta-feira, entre 330 GMT e 1330 GMT. A medida visa informar pilotos, equipes de voo e usuários do espaço aéreo sobre freios temporários, alterações de rota e outras precauções de segurança.
O anúncio ocorre após o Irã realizar exercícios navais nesta semana no Estreito de Hormuz e prever um exercício naval conjunto com a Rússia na mesma quinta-feira. As ações ocorrem em meio a tensões crescentes com os Estados Unidos.
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) confirmou no site oficial o NOTAM iraniano. O Irã tem mantido junções de manobras militares próximas ao espaço aéreo regional, elevando o escrutínio internacional sobre a região e movendo-se em meio a confrontos diplomáticos com Washington.
Contexto regional
As operações aeronáuticas previstas pelo NOTAM destacam a importância de coordenar atividades militares com especialistas de tráfego aéreo. Autoridades iranianas não divulgaram detalhes sobre os alvos ou a finalidade dos lançamentos.
Fontes oficiais não detalharam a duração total das missões nem se haverá interrupções adicionais no tráfego aéreo. A comunidade internacional monitora com atenção a escalada de atividades militares na região.
Entre na conversa da comunidade