Em Alta NotíciasPolíticaFutebolAcontecimentos internacionaisEsportes

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Rubio visita Europa Oriental para fortalecer alianças pró-Trump

Rubio viaja à Europa Oriental para fortalecer laços com Fico e Orban; discute cooperação energética e compromissos da OTAN, em meio a tensões com a UE e Moscou

U.S. Secretary of State Marco Rubio speaks at the Munich Security Conference in Munich, Germany, Saturday, Feb. 14, 2026. Alex Brandon/Pool via REUTERS
0:00
Carregando...
0:00
  • Rubio partirá para uma viagem de dois dias para estreitar laços com a Eslováquia e a Hungria, com encontros em Bratislava com o primeiro-ministro Robert Fico e, na segunda-feira, com o líder Viktor Orbán em Budapeste.
  • O tema central é cooperação energética e compromissos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
  • Fico visitou Trump na Flórida na última semana, e Orbán é aliado próximo do ex-presidente americano.
  • Ambos os países já divergem de algumas posições da União Europeia e mantêm relações com Moscou, além de terem criticado sanções à Rússia; continuam comprando gas e petróleo russos.
  • No nuclear, a Eslováquia assinou acordo com os EUA e a Westinghouse pode liderar a construção de uma nova usina; a Framatome também é citada como possível participação.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, inicia uma viagem de dois dias pela Europa Oriental para fortalecer vínculos com a Eslováquia e a Hungria. A visita abordará cooperação energética e compromissos da OTAN, segundo o Departamento de Estado.

A viagem ocorre após participação de Rubio na Conferência de Segurança de Munique. O objetivo é discutir questões bilaterais e ampliar a relação com dois aliados próximos de Washington.

Agenda e implicações

Rubio deve encontrar-se em Bratislava com o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico, que recebeu o presidente americano na Flórida recentemente. O encontro ocorre neste domingo, na capital eslovaca.

Na segunda-feira, Rubio tem reunião prevista com o premiê húngaro Viktor Orbán, considerado forte aliado de Trump. O encontro ocorrerá em Budapeste, em meio a incertezas eleitorais no país.

Contexto e tarifas de defesa

Fico e Orbán têm tido atritos com instituições da UE sobre governança democrática e sancões à Rússia, mas mantêm relações com Washington. A dupla também sustenta diálogo sobre gastos com defesa no âmbito da OTAN.

Ambos os países elevam investimentos para ficar no mínimo de 2% do PIB em defesa, alinhados a parte da base aliada dos EUA. Orbán não sinalizou aumento superior a esse patamar neste momento.

Energia e nuclear

Durante a passagem, a conversa sobre energia incluiria cooperação energética e possíveis acordos com a opção de Westinghouse na construção de nova usina nuclear na Eslováquia. A iniciativa está em estudo pelo governo local.

Fico indicou abertura para participação de empresas estrangeiras no projeto nuclear, após reunião com executivos de Framatome. Não houve anúncio formal de prazos ou contratos.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais