Em Alta NotíciasPolíticaFutebolAcontecimentos internacionaiseconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Japão apreende barco de pesca chinês e prende o capitão

Japão apreende barco pesqueiro chinês e prende capitão após fuga de inspeção em zona econômica exclusiva, com dez tripulantes a bordo, elevando tensões com a China

Japan's Fisheries Agency patrol vessel "Hakuo Maru" and Chinese fishing vessel "Qiong Dong Yu 11998" in waters off southwest Nagasaki Prefecture, Japan, February 12, 2026, in this handout photo provided by the Fisheries Agency of Japan.
0:00
Carregando...
0:00
  • Autoridades japonesas apreenderam um barco pesqueiro chinês e prenderam o capitão por supostamente fugir de uma inspeção na zona econômica exclusiva de Japão, na região sudoeste da prefeitura de Nagasaki.
  • O capitão é um nacional chinês de 47 anos e é acusado de desobedecer ordens de parada para inspeção a bordo na quinta-feira.
  • Havia as dez pessoas a bordo no momento da abordagem.
  • Este é o primeiro caso envolvendo um navio da China desde 2022, em meio a uma disputa diplomática entre Japão e China.
  • O porta-voz do gabinete japonês afirmou que o governo continuará agindo com firmeza para prevenir e dissuadir operações de pesca ilegal por embarcações estrangeiras.

O Japão apreendeu um barco pesqueiro de origem chinesa e prendeu o capitão por supostamente fugir de uma inspeção na Zona Econômica Exclusiva japonesa. O incidente aconteceu na quinta-feira, nas águas ao largo da prefeitura de Nagasaki, no sudoeste do Japão.

Segundo a agência de pescas japonesa, havia 11 pessoas a bordo no momento, incluindo o capitão de 47 anos. A embarcação foi apreendida após a tentativa de não parar para a inspeção a cargo das autoridades nipônicas.

Contexto diplomático

O ato ocorre em meio a tensões entre Japão e China, com o país asiático já tendo apreendido barcos de Coreia do Sul e Taiwan em anos anteriores. A prisão marca o primeiro caso envolvendo uma embarcação chinesa desde 2022.

O porta-voz do governo japonês, Minoru Kihara, afirmou que o país continuará “tomando ações firmes” para prevenir e dissuadir atividades de pesca ilegais por embarcações estrangeiras, durante coletiva de imprensa regular.

Representantes chineses não comentaram oficialmente o ocorrido até a última atualização. As informações foram compiladas por repórteres em Tóquio e Pequim, com edição de equipes da agência.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais