- O World Service da BBC ficará sem financiamento em sete semanas, sem acordo futuro com o governo em vigor, alerta o diretor-geral Tim Davie.
- Davie pediu apoio formal ao Foreign, Commonwealth and Development Office (FCDO) para assegurar um novo acordo antes que o atual acabe no fim de março.
- A BBC diz que, enquanto isso, outras organizações de notícias cortam equipes internacionais e a desinformação cresce online; governos discutem o papel internacional do país.
- O orçamento do World Service é de cerca de £ 400 milhões, com £ 137 milhões vindos do FCDO no último ano. Davie defende mais investimento público a longo prazo.
- Dados da BBC mostram confiança estável no serviço, mas aumentos de confiança em Russia Today e China Global Television Network; o serviço também enfrenta restrições de transmissão em alguns países.
O chefe da BBC, Tim Davie, alertou que o World Service enfrenta um “golpe de financiamento” em sete semanas, sem um acordo futuro com o governo. A ameaça ocorre enquanto organizações de imprensa reduzem a cobertura internacional e a desinformação cresce no espaço digital.
Davie pediu ao Foreign, Commonwealth and Development Office (FCDO) que feche um novo acordo com o serviço internacional da emissora. A incerteza chega em meio a debates sobre o papel da BBC no tratado institucional do Reino Unido.
Atenção aos números: o orçamento do World Service é de cerca de 400 milhões de libras, dos quais o FCDO contribuiu com 137 milhões na última função fiscal. O restante vem principalmente da taxa de licenciamento.
Estabilidade de financiamento e contexto internacional
Davie afirmou que, com o término do acordo atual no final de março, o serviço pode ficar desprovido de recursos. Segundo ele, outras organizações reduzem equipes internacionais, enquanto estados investem em propaganda com uso de IA.
Ele ressaltou que, em termos globais, a confiança em meios estatais da Rússia e da China tem aumentado. Dados internos da BBC mostraram estabilidade de confiança geral, mas crescimento de credibilidade para veículos estatais russos e chineses.
Davie também elogiou jornalistas da BBC em farsi, que operam sob monitoramento do Estado iraniano. Ele destacou que, durante bloqueio da internet em 8 de janeiro, a BBC ampliou a oferta de TV por satélite e de rádio via ondas curtas para alcançar mais públicos.
Perspectiva institucional e próximos passos
O ministro da pasta de relações exteriores, Chris Elmore, afirmou que o governo valoriza o World Service como instrumento de soft power. Ainda assim, o financiamento de longo prazo permanece alvo de decisões orçamentárias.
O FCDO disse que as dotações finais para o World Service serão definidas no processo de alocação para o ano fiscal de 2026-27. A assinatura de um novo acordo depende de negociações em curso.
Entre na conversa da comunidade