- Vox quase dobrou o número de cadeiras em Aragon, de sete para 14, com 18% dos votos.
- O Partido Popular continua como o maior partido, mas perdeu duas cadeiras, totalizando 26 em 67 assentos, aumentando a necessidade de apoio de Vox.
- O Partido Socialista de Pedro Sánchez caiu cinco cadeiras, atingindo o pior resultado já registrado na região.
- A eleição foi convocada pelo PP em dezembro após negociações orçamentárias falharem, numa tentativa de consolidar poder, que não teve o efeito desejado.
- Analistas destacam que houve mudança de tendência para a direita, com Vox sendo o principal beneficiário, acompanhando movimentos observados em outras regiões.
O partido Vox, de extrema direita, ampliou pela metade o número de cadeiras na Assembleia Regional de Aragon, ao vencer as eleições regionais realizadas no domingo. O resultado aponta para uma guinada política na região, com impacto direto sobre a formação da maioria governista.
O Partido Popular (PP), que convocou a eleição extraordinária em dezembro após impasses orçamentários, continua sendo o maior grupo na assembleia, mas passa a depender ainda mais do bloco conservador para governar. A Vox passou de 7 para 14 cadeiras, recebendo 18% dos votos.
O PSOE, do primeiro-ministro Pedro Sánchez, também registrou perda de espaço: caiu em cinco cadeiras, chegando a uma posição menor na emanação regional. O PP soma 26 das 67 cadeiras, sem alcançar maioria, ficando em situação de depender de apoio externo para governar.
Analistas ressaltaram que o resultado de Aragon reflete uma tendência mais ampla observada em várias outras regiões, com ganhos para a Vox em votos compatíveis com o cenário nacional. Segundo a Eurointelligence, houve um movimento para a direita e Vox foi o principal beneficiário.
Na votação nacional, pesquisas indicam que o PP lidera as intenções de voto com cerca de 31%, seguido pela Vox com 18% e pelo PSOE com aproximadamente 27%. A posição do PSOE nacional vem sendo marcada por recentes escândalos de corrupção, que repercutem no desempenho regional.
Entre na conversa da comunidade